Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2027
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Reproductive characteristics of pike-characids boulengerella cuvieri (ctenoluciidae) in the middle xingu river, eastern amazon
metadata.dc.creator: MENDES, Yanne Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Maria Auxiliadora Pantoja
Issue Date: 2-Sep-2016
Citation: MENDES, Yanne Mendes. Reproductive characteristics of pike-characids boulengerella cuvieri (ctenoluciidae) in the middle xingu river, eastern amazon. Orientador: Maria Auxiliadora Pantoja Ferreira. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e manejo integrado dos recursos hídricos) - Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2027. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A reprodução é o momento mais importante à vida das espécies, pois garante sua perpetuação em ambiente. Para alcançar o sucesso reprodutivo, os peixes exibem uma diversidade de táticas durante o seu ciclo de vida que podem ocorrer de acordo com as variações temporais do ambiente. Em rios tropicais, as variações nos níveis dos rios constituem os principais fatores moduladores da reprodução dos peixes que tendem a apresentar diferentes estratégias no ciclo reprodutivo. Neste sentido esse estudo objetivou avaliar a influência da variação fluviométrica do rio Xingu na reprodução da bicuda Boulengerella cuvieri. Foram analisados 140 fêmeas e 113 machos e, de acordo com o desenvolvimento gonadal foram observados cinco estádios de maturação para fêmeas e três para machos. Considerando o período como um todo e os diferentes períodos amostrados, foi observado uma proporção de 1:1 na população que apresentou crescimento alométrico positivo seguindo um padrão monofásico. O Índice Gonadossomático (IG%) e a frequência relativa dos estádios de maturação indicaram um pico reprodutivo na enchente do rio e uma desova que se estende em dois períodos hidrológicos. Baseado nos métodos tradicional e de Fontoura, foi estimado para fêmeas L50 de 22.91cm e 29.39cm, respectivamente. Boulengerella cuvieri tem sua reprodução coincidindo principalmente com o aumento do nível do rio Xingu, período de enchente, e um longo período de desova que ocorreu em dois períodos. Desta forma, acreditamos que o empreendimento hidrelétrico de Belo Monte, situado no rio Xingu, pode promover alterações no ciclo de vida deste e de outros predadores cuja reprodução é influenciada pela sazonalidade do rio, pois resultará em mudanças no ciclo hidrológico deste ambiente.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Keywords: Peixe
Reprodução
Água
Temperatura
Rio Xingu
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Planejamento e Manejo Integrado de Recursos Hídricos - IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_ReproductiveCharacteristicsPike-characids.pdf2,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons