Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2011
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Utilização de georadar (GPR) como ferramenta auxiliar à pesquisa da jazida de areia do setor de habitações coletivas noroeste – SHCNW, Brasília/DF
metadata.dc.creator: MACHADO, Magno Augusto
metadata.dc.contributor.advisor1: BORGES, Welitom Rodrigues
Issue Date: 2-Apr-2012
Citation: MACHADO, Magno Augusto. Utilização de georadar (GPR) como ferramenta auxiliar à pesquisa da jazida de areia do setor de habitações coletivas noroeste – SHCNW, Brasília/DF. Orientador: Welitom Rodrigues Borgues. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Lavra e Tecnologia Mineral) – Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/2011. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho faz uma reconstituição histórica da mineração de areia no sítio onde está sendo implantado o Setor de Habitações Coletivas Noroeste – SHCNW, um empreendimento da Companhia Imobiliária de Brasília – Terracap, localizado na última área livre para ocupação urbana inserida no Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal. O licenciamento ambiental deste novo setor exigiu a interrupção definitiva da lavra de areia no local denominado Jazida do Canil antes que houvesse tempo hábil para realização de pesquisa mineral que determinasse a qualidade e o volume de areia ainda existente. Soma-se a isso a existência de conflitos entre o interesse da Terracap em cumprir as condicionantes ambientais de implantação do SHCNW e o interesse econômico de entes privados sobre a areia, uma vez que as escavações para instalação da infraestrutura interceptaram a jazida em vários pontos, evidenciando a existência de areia passível de aproveitamento. Foram compilados dados de processos administrativos, relatórios técnicos, estudos ambientais e trabalhos científicos referentes ao SHCNW, os quais foram comparados às observações de campo referentes à localização do pacote de quartzitos, sua estruturação e comportamento em subsuperfície para estimar o volume aproximado de minério (neossolos quartzarênicos + areia + blocos de quartzito friável) e também estimar o valor deste recurso mineral local, visando orientar as ações da Terracap no sentido de resguardar seus direitos como proprietária da área. A contribuição deste trabalho ao conhecimento da geologia da área foi a utilização do georadar ou radar de penetração de solo (Ground Penetrating Radar – GPR) como metodologia auxiliar na delimitação do corpo de minério. Foram realizados dois perfis cujos resultados mostraram que este método geofísico é eficiente para esse tipo de situação.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Keywords: Mineração a céu aberto
Areia
Brasília - DF
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Lavra e Tecnologia Mineral - IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_UtilizacaoGeoradarGPR.pdf11,17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons