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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O sagrado feminino de mim: uma poética cênica das mães ancestrais
metadata.dc.creator: MARTINS, Darciana de Fátima da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: SAPUCAHY, Ana Flávia Mendes
Issue Date: 21-Dec-2018
Citation: MARTINS, Darciana de Fátima da Cruz. O sagrado feminino de mim: uma poética cênica das mães ancestrais. Orientadora: Ana Flávia Mendes Sapucahy. 2018. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1898. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetivou construir um processo de investigação poética cênica, tomando como referência as mães ancestrais das matrizes africanas e afro-brasileira e a noção de Sagrado Feminino Negro (RIBEIRO, 2017), possibilidades e descobertas da construção corporal dos arquétipos de algumas energias do panteão feminino como: Yiamí Óssóróngá a maior representação do sagrado feminino nestas religiões, e Nanã Buruku a matriarca e anciã dessas matrizes. Para tanto, construo minhas próprias narrativas corporais num processo artístico pessoal em dialogo com essas energias sagradas, estabelecendo uma linha direta e particular com minha ancestralidade, religiosidade e principalmente minha personalidade na construção cênica da Ajê em mim. Tomando como referência metodológica a Etnocenologia e articulando os conceitos de Vianna (2005), Verger (1982), Mendes (2010), Foucault (1926), Ponty (1999). O estudo revelou que meu processo de criação foi o resultado de todas as encantarias que passei no percurso desta pesquisa. Alcancei como resultado, relações entre as minhas encantarias e das energias que escolhi como proposta de criação cênica, ou seja, consegui no processo de criação a reflexão dos meus próprios caminhos de vida.
Abstract: This work aimed to build a process of scenic poetic investigation, taking as reference the ancestral mothers of African and Afro-Brazilian matrices and the notion of Sacred Feminine Negro (RIBEIRO, 2017), possibilities and discoveries of the corporal construction of the archetypes of some pantheon energies feminine as: Yiamí Óssórón is the greater representation of the sacred feminine in these religions, and Nanã Buruku the matriarch and elder of these matrices. To do so, I construct my own corporeal narratives in a personal artistic process in dialogue with these sacred energies, establishing a direct and particular line with my ancestry, religiosity and, above all, my personality in the scenic construction of Ajê in me. Taking as a methodological reference the ethnocenology and articulating the concepts of Vianna (2005), Verger (1982), Mendes (2010), Foucault (1926), Ponty (1999). The study revealed that my creative process was the result of all the enchantments that I passed in the course of this research. I have achieved, as a result, relationships between my enchantments and the energies that I chose as a proposal of scenic creation, that is, I achieved in the process of creation the reflection of my own ways of life.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Etnocenologia
Cultura afro-brasileira
Dança - Processo de criação
Orixás
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

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