Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1874
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Proteção e estabilização de taludes e áreas marginais com cobertura vegetal: estudo de caso no município de Belém - PA
metadata.dc.creator: PASSARINHO, Clívia Ethianne Favacho
metadata.dc.contributor.advisor1: ALVES, Sady Salomao da Silva
Issue Date: 2014
Citation: PASSARINHO, Clívia Ethianne Favacho. Proteção e estabilização de taludes e áreas marginais com cobertura vegetal: estudo de caso no município de Belém - PA. Orientador: Sady Salomão da Silva Alves. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental) - Faculdade de Geologia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1874Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: A proteção superficial é importante na estabilização de taludes de corte ou de aterro e encostas naturais, impedindo a erosão e a infiltração de água. Para este fim, o revestimento vegetal, representado pelas gramíneas, apresenta-se como a melhor proteção porque suas folhas absorvem a maior parte do impacto das gotas de chuva e suas raízes fixam o solo superficial, impedindo que ele seja carreado pela água. Para que a colocação do revestimento vegetal seja eficaz deve ser escolhido o procedimento e a espécie mais adequada, levando-se em conta o tipo de solo, a inclinação do talude e as condições climáticas. Considerando as condições hidrológicas e climatológicas da zona urbana do município de Belém, propícias ao deslizamento de taludes, este trabalho trata da redução dos efeitos da erosão do solo nos taludes, com base num referencial teórico que abrange a legislação urbano-ambiental brasileira, e as principais opções de estabilização de taludes com a utilização de cobertura vegetal na sua proteção, destacando a utilização do capim vetiver (Vetiveria zizanioides), o capim quicuio da Amazônia (Brachiaria humidicola) e o capim gengibre (Paspalum maritimum).
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Keywords: Taludes
Estabilização
Erosão
Gramíneas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Especialização em Gestão Hídrica e Ambiental (GHA) - IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCCE_ProtecaoEstabilizacaoTaludes.pdf866,9 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons