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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Estudo preliminar das concentrações de HPAS de óleo diesel marítimo sob intemperismo e em água do mar
metadata.dc.creator: GOMES, Marina Bezerra
metadata.dc.contributor.advisor1: KAWAKAMI, Silvia Keiko
Issue Date: 2015
Citation: GOMES, Marina Bezerra. Estudo preliminar das concentrações de HPAs de óleo diesel marítimo sob intemperismo e em água do mar. Orientadora: Silvia Keiko Kawakami. 2015. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Oceanografia) - Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1827. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Os hidrocarbonetos derivados do petróleo são causa de grande preocupação ambiental devido à elevada toxicidade para os seres vivos, especialmente os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs). Os HPAs são poluentes orgânicos persistentes formados por dois ou mais anéis aromáticos. São amplamente encontrados no ambiente, originários principalmente de atividades antrópicas como queima de combustíveis fósseis e derrame de petróleo. Quando liberados no ambiente aquático, esses compostos podem sofrer diversas modificações químicas e estruturais que alteram sua interação, distribuição e tempo de permanência no meio. Diante do complexo comportamento dos HPAs no ambiente e sua capacidade tóxica, este trabalho teve como objetivos: a) investigar de forma preliminar a composição do óleo diesel marítimo, com relação aos HPAs, utilizado por embarcações na região amazônica; b) avaliar a variação nas concentrações de HPAs do óleo diesel marítimo sob condições de intemperismo natural; e c) adaptar método analítico para HPAs em óleo diesel utilizando cromatografia líquida de alta eficiência com detecção por ultravioleta (CLAE-UV). Primeiramente adaptou-se um método analítico para HPAs em óleo diesel, empregando CLAE-UV com coluna C-16 e acetonitrila e água como eluentes. Em seguida, dois experimentos foram conduzidos, sendo o primeiro para verificar a influência da evaporação e foto-oxidação nas concentrações de HPAs do óleo exposto por 30 dias em condições naturais. O segundo experimento visou avaliar o possível efeito de material particulado em suspensão (MPS) sobre as concentrações dos HPAs do óleo diesel exposto em amostra de água do mar. Observou-se, no primeiro experimento, que a evaporação/foto-oxidação causaram cerca de 99% de perda de HPAs do óleo diesel marítimo, com maior perda nos primeiros 15 dias do experimento. Através do segundo experimento, notou-se que o MPS não mostrou efeito significativo nas concentrações de HPAs do óleo diesel marítimo. Os resultados da aplicação do método adaptado mostraram-se satisfatórios, permitindo a detecção no óleo diesel dos 16 HPAs monitorados neste trabalho. Porém, devido a grande gama de compostos orgânicos presentes no óleo, uma análise mais detalhada deve ser conduzida por cromatografia a gás acoplada a espectrometria de massas para confirmação analítica.
Abstract: Hydrocarbons derived from petroleum, particularly polyciyclic aromatic hydrocarbons (PAHs), are the cause of great environmental concern due to their potential toxicity to biota. The PAHs are persistent organic pollutants formed by two or more aromatic rings. These pollutants are widely distributed in the environment, generated mainly by human activities such as burning fossil fuels and oil spill. When released into the aquatic environment, these compounds may undergo various chemical and structural modifications that alter their interaction, distribution and length of stay in the environment. Given the complex behavior of PAHs in the environment and their toxic capacity, this study aimed to: a) investigate a preliminary way the marine diesel oil composition, with respect to PAHs, used by vessels in the Amazon region; b) to evaluate the variation in PAH concentrations in marine diesel oil under natural weathering; and c) adapt analytical method for PAHs in diesel oil using high performance liquid chromatography with detection efficiency by ultraviolet (HPLC-UV). An analytical method was inicially adapted to PAHs in diesel fuel, using HPLC-UV-C 16 column and acetonitrile and water as eluent. A good chromatographic resolution was obtained for the 16 priority PAHs in environmental studies and reproducibility with the application of the method to diesel samples. Two experiments were conducted, the first to analyze the effects of evaporation and photo-oxidation in PAH concentrations of the exposed oil for 30 days under natural conditions. The second experiment aimed to evaluate the possible effect of suspended particulate matter (SPM) on the concentrations of PAHs in diesel oil exposed in seawater sample. It was observed in the first experiment, that evaporation / photo-oxidation caused about 99% loss of PAHs in maritime oil diesel, with greater loss in the first 15 days of the experiment. Through second experiment, it was noted that the SPM showed no significant effect on PAH concentrations of marine diesel oil. The results of application of the adjusted method were satisfactory, allowing detection in diesel oil of 16 PAHs monitored in this study. However, given the wide range of organic compounds in the oil, a more detailed analysis should be conducted by gas chromatography coupled to mass spectrometry for analytical confirmation.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::OCEANOGRAFIA::OCEANOGRAFIA QUIMICA
Keywords: HPAs
Intemperismo
Óleo diesel
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Oceanografia - FAOC/IG

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