Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1747
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Identificação de litologias em perfis de poço por inferência fuzzy
metadata.dc.creator: ROSA, Thiago Lima Santa
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, André José Neves
Issue Date: 2010
Citation: ROSA,Thiago Lima Santa. Identificação de litologias em perfis de poço por inferência fuzzy. Orientador: André José Neves Andrade. 2010. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geofísica) – Faculdade de Geofísica, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2010. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1747. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A identificação de litologias é uma tarefa fundamental na caracterização de reservatórios de hidrocarbonetos e, normalmente, é realizada durante a análise de testemunho por geólogos. A técnica de obtenção de testemunhos é realizada em um número restrito de poços em um campo e, consequentemente, não permite uma identificação da extensão lateral dos reservatórios. Em alguns casos, o processo de extração do testemunho é simplesmente inviável, como nos poços horizontais. A perfilagem de poço, ao contrario do processo de testemunhagem, é feita, normalmente, em todos os poços, fornecendo informações continuas ao longo da profundidade, que podem ser utilizadas para a identificação litológica. O objetivo deste trabalho é apresentar um algoritmo inteligente baseado na inferência fuzzy para o reconhecimento de padrões e a transformação das respostas dos perfis de poço em informações sobre a litologia. Este método utiliza um conjunto convencional de perfis (raio gama natural, sônico, densidade e porosidade neutrônica) e uma calibração fuzzy em um poço testemunhado para a identificação litológica de um reservatório siliciclástico. É apresentada uma aplicação utilizando poços do Campo de Namorado, na Bacia de Campos.
Abstract: Lithology identification is a fundamental task in reservoir characterization. Geologists usually perform this task in core analysis, but core acquisition in a oil field is made in a small number of wells and in many instances, it is not feasible, as in horizontal wells. The wireline logging, in contrast with coring process, it is done in all wells, supplying continuous information along the well depth that may be used for lithology identification. The objective of this work is to present an intelligent algorithm based on fuzzy inference for patterns recognition and transformation of log readings in information about lithology. This method uses of a conventional group of logs (gamma ray, sonic, density and neutron porosity) and a fuzzy calibration in a cored well for lithology identification. An application is presented using boreholes from Namorado Oil Field, in Campos' Basin.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA
Keywords: Geofísica de Poço
Litologia
Algoritmos inteligentes
Inferência Fuzzy
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1-CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Geofísica - FAGEOF/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IdentificacaoLitologiasFuzzy.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons