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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Teatro de serviço e adoração: um estudo sobre o processo criativo do artista-servo da Igreja Batista da Agulha, no Grupo de Teatro Renascer
metadata.dc.creator: MOREIRA, Terezinha Cantanhede
metadata.dc.contributor.advisor1: AMORIM, Ana Karine Jansen de
Issue Date: 20-Jan-2015
Citation: MOREIRA, Terezinha Cantanhede. Teatro de serviço e adoração: um estudo sobre o processo criativo do artista-servo da Igreja Batista da Agulha, no Grupo de Teatro Renascer. Orientadora: Ana Karine Jansen de Amorim. 2014. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1670. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa faz uma pequena demonstração histórica do cristianismo, realiza um panorama geral sobre a presença da Arte dentro das igrejas Batistas da cidade de Belém, podendo assim estabelecer comparações entre estas e a academia. Porém, tem como foco maior a produção artística da Igreja Batista da Agulha, a partir do grupo de Teatro Renascer. Expõe as diversas encenações realizadas pelo grupo, seus princípios criativos e o processo dos artistas-servos. A mesma está no universo qualitativo (SILVA; MENEZES, 2005). A técnica utilizada é estudo de caso (GIL, 2000), pois se realiza com fatos que já aconteceram. Alguns outros procedimentos metodológicos também são utilizados como, coleta de entrevistas dos pastores e/ou líderes das igrejas Batistas de Belém, dos atuais e antigos participantes do grupo e consequentemente com sua idealizadora, análise destas, catalogação de textos dramatúrgicos, fotos retiradas de fontes pessoais, do acervo do próprio grupo em posse de sua fundadora, de seus antigos participantes e de alguns membros da congregação em questão. Trabalhando com Fernando Peixoto (2007) para a conceituação de Teatro, Patrice Pavis (2007) para esclarecimento de conceitos e nomenclaturas; e Richard Schechner (2004) como autor determinante para o entendimento e análise dos princípios deste fenômeno teatral.
Abstract: This research shows a small historical demonstration of Christianity andconducts an overview of the presence of Art within the Baptist churches of the city of Belém, so as to establish comparisons between them and the university. However, its main focus is on the artistic production of Agulha Baptist Church,its theatre group, Renascer. This paperexposes the various scenarios carried out by the group, their creative principles and the artist-servants’ process. It is the same thing in the qualitative universe (SILVA; Menezes, 2005). The technique used is the case study (Gil, 2000), since these events have already occurred. Some other methodological procedures are also used, such as a collection of interviews with pastors and/or leaders of the Baptist churches of Belém, with current and former members of the group as well as with its founder; an analysis of these; a catalogue of dramaturgical texts; and photos taken from personal sources, from the group’s founder, from its former members and some members of the congregation in question. This research follows Fernando Peixoto (2007) to understand the concept of theater, Patrice Pavis (2007) to clarify concepts and classifications, and Richard Schechner (2004) as the author who plays a crucial role in understanding and analyzing the principles of this theatrical phenomenon.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Teatro jesuítico brasileiro
Dramaturgia
Atores - Formação profissional
Teatro cristão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

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