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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança
metadata.dc.creator: ALFAIA, Tifany Souza de
metadata.dc.contributor.advisor1: FREITAS, Waldete Brito Silva de
Issue Date: 22-Jan-2018
Citation: ALFAIA, Tifany Souza de. Do eu ao mundo: a formação pessoal - profissional a partir do olhar subjetivo de uma aluna - monitora - professora da dança. Orientadora: Waldete Brito Silva de Freitas. 2018. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1669. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A temática desta pesquisa está relacionada às minhas experiências como aluna – monitora - professora de dança em projetos, escolas de danças e academias. Neste aprendizado pontuo o que considero como aspectos negativos e, posteriormente, o que se transformou em pontos positivos no desafio de ser no primeiro momento aluna e, em outro, professora de dança. Este trabalho tem por objetivo refletir e analisar a relação ensino-aprendizado na dança, a didática e métodos aplicados pelos professores com os quais tive contato na particularidade deste ensino. Em minha concepção aprendi em cima de erros e acertos, com professores qualificados e outros nem tanto, contudo, percebi que alguns mestres também aprendem enquanto ensinam e que, portanto, não há uma receita pronta de como ministrar aulas, mas uma contínua descoberta no exercício do próprio fazer. Nesta prática, quais seriam os pontos positivos e negativos na passagem entre ser aluno e ser professor de dança? Que desafios didáticos o aluno que rapidamente se transforma em professor tem que superar? Eis, algumas questões que julgo responder neste estudo. Para melhor reflexão e análise do presente objeto de pesquisa, elegi os autores Paulo Freire que enuncia que toda ação tem uma finalidade assim como o educar (2003), Maria Abrahão e Carmen Eckhardt com o pensamento maravilhoso que o erro não é algo tão ruim assim, porém uma forma provisória de saber (2004), Márcia Strazzacappa por uma dança muito mais crítica que não reproduza padrões impostos pela sociedade (2003). O caminho metodológico desta pesquisa articula o método auto etnográfico, em que o pesquisador lança um olhar sobre a sua própria formação, buscando compreender de maneira mais consciente a trajetória do seu processo de ensino-aprendizado ora na condição de aluno e ora no papel de ser professor enquanto ainda é aluno.
Abstract: The theme of this research is related to my experiences as a dance student – monitor - in projects, dance schools and fitness centers. In this learning I pointed out what I considered negative aspects and, later, what became positive points in the challenge of being student and, afterwards, dance teacher. This work aims to consider and analyze the teaching-learning relationship in dance, with the didactic and methods applied by teachers with whom I had contact in the particularity of this teaching. In my conceiving I learned about errors and hits, with qualified and not so much qualified teachers; however, I realized that some teachers also learn as they teach and that therefore there is no recipe for teaching, but a continuous discovery in the exercise of one's own doing. In this practice, what would be the positive and negative points in the transition from being a student to being a dance teacher? What didactic challenges did the student who quickly becomes a teacher have to overcome? Here are some questions that I believe I will answer in this study. For better speculation and analysis of this research object, I chose the authors Paulo Freire, who states that every action has a purpose just like educating (2003), Maria Abrahão and Carmen Eckhardt with the wonderful thought that error is not so bad, but a temporary form of knowing (2004), Márcia Strazzacappa, for a much more critical dance that does not reproduce standards imposed by society (2003). The methodological path of this research articulates the auto-ethnographic method, in which the researcher takes a look at his or her own formation, seeking to understand in a more conscious way the trajectory of his / her teaching-learning process as a student and sometimes as a teacher while still a student.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança - Estudo e ensino
Dança - Formação do professor
Professores de dança - Formação profissional
Dança na educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

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