Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1668
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Inês Antônia Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7197341810130704pt_BR
dc.creatorBATISTA, Felippe Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7762556157657939-
dc.date.accessioned2019-08-20T12:07:28Z-
dc.date.available2019-08-20T12:07:28Z-
dc.date.issued2015-02-12-
dc.identifier.citationBATISTA, Felippe Rodrigues. Do ensino do teatro a educação ambiental através do teatro no 4º ano da E.M.E.F General Osório. Orientadora: Inês Antônia Santos Ribeiro. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1668. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1668-
dc.description.abstractThis research has as main objective to analyze two theatrical teaching practices with students of the 4th year of EMEF General Osório which focuses the debate on urban waste in the city of Cameta-pa. For this research we formulated the following question: How the theater of education discusses the teaching process the problematic "municipal waste" in the city of Cameta ? Relevance refers to the benefits that your solution will bring to the City of Cameta and the area of knowledge Theatre. In order to build an environmental knowledge with the students through theater. The first practice describe the experience made with the enactment of the 4 elements of nature: air, fire, earth, water to introduce environmental concepts and ecologically healthy human practices. In the second theatrical pedagogical practice worked with the theater forum of Augusto Boal, for now these students develop a critical thinking about society. The methodology developed is the research participant which is an analysis of reality itself, with focus to promote social change in benefits for students, the main theoretical: Augusto Boal with their oppressed theater techniques; Guimarães (2010) with his book "The Environmental Dimension in Education" in dealing with the discussion of the importance of environmental education for living in a balanced world bringing some concepts and definitions; Leff (2011) who in his book "The Environmental Know" comes discuss the emergence of building a knowledge that will change the progress of concepts, development no limit to set up this way a new social rationality. Resulting in both pedagogical practices of students of the 4th year of EMEF General.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar duas práticas pedagógicas teatrais com os alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório que tem como foco o debate sobre o lixo urbano na cidade de Cametá-PA. Para se escolher a temática deste trabalho de pesquisa, partiu-se da seguinte indagação: Como o ensino do teatro engloba no processo de ensino a problemática “lixo urbano” na cidade de Cametá? A relevância refere-se aos benefícios que sua solução trará para a Cidade de Cametá e para a área de conhecimento Teatro, no sentido de construir um saber ambiental com os educandos por meio do teatro. A primeira prática descreve a experiência realizada com a encenação dos 04 elementos da natureza: ar, fogo, terra e água, para se introduzir conceitos ambientais e práticas humanas ecologicamente saudáveis. Já na segunda prática pedagógica teatral, trabalhei com o teatro fórum de Augusto Boal, para desenvolver nos alunos um pensamento crítico sobre a sociedade. A metodologia desenvolvida é da pesquisa-participante na qual é uma análise da própria realidade, com o objetivo de promover uma transformação social em benefícios para os alunos, tendo como principais teóricos: Augusto Boal com suas técnicas do teatro do Oprimido; Guimarães (2010) com seu livro “A Dimensão Ambiental na Educação” em que trata a discussão sobre a importância da educação ambiental para vivermos em um mundo equilibrado trazendo alguns conceitos e definições; Leff (2011), que em seu livro “O Saber Ambiental”, vem discutir a emergência de se construir um saber que venha mudar as concepções de progresso, do desenvolvimento sem limite para se configurar desse modo numa nova racionalidade social. Tendo como resultado as duas práticas pedagógicas dos alunos do 4° ano da E.M.E.F. General Osório.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemarie Costa (rcosta@ufpa.br) on 2019-08-19T15:13:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC CORRIGIDO Felippe.pdf: 1505897 bytes, checksum: 6f42dfcf187c52dabf72a35756755833 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosemarie Costa (rcosta@ufpa.br) on 2019-08-20T12:07:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC CORRIGIDO Felippe.pdf: 1505897 bytes, checksum: 6f42dfcf187c52dabf72a35756755833 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-20T12:07:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC CORRIGIDO Felippe.pdf: 1505897 bytes, checksum: 6f42dfcf187c52dabf72a35756755833 (MD5) Previous issue date: 2015en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectTeatro - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectTeatro escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
dc.titleDo ensino do teatro a educação ambiental através do teatro no 4º ano da E.M.E.F General Osóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EnsinoTeatroEducacao.pdf1,47 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons