Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1661
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Determinação de litologias em perfis através de média-c fuzzy
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Ciro Clímaco
metadata.dc.contributor.advisor1: ANDRADE, André José Neves
Issue Date: 2009
Citation: RODRIGUES, Ciro Clímaco. Determinação de litologias em perfis através de média-c fuzzy. Orientador: André José Neves Andrade. 2009. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geofísica) – Faculdade de Geofísica, Instituto de Geociência, Universidade Federal do Pará, Belém, 2009. Disponível em:. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O zoneamento litológico de um poço trata da identificação e da delimitação em profundidade, dos diversos tipos de rochas ou litologias perfuradas. Convencionalmente, o zoneamento é realizado a partir da descrição geológica dos testemunhos. Infelizmente, por motivos econômicos e por motivos técnicos as operações de perfilagem não são realizadas em todos os poços de um campo e são impraticáveis para o caso dos poços desviados de alto ângulo e para os poços horizontais. Por sua vez todos os poços de um campo são perfilados, seja via cabo (wireline), ou por acoplamento a coluna de perfuração (LWD). Uma das principais necessidades para a realização da Avaliação de Formação e a informação sobre o zoneamento do poço, com a identificação da litologia e dos limites verticais das camadas de rochas reservatório. Na grande maioria das situações, a interpretação qualitativa dos perfis não possibilita a realização de um zoneamento completo, informando, apenas sobre a separação entre rochas selantes e rochas reservatório, não possibilitando a identificação de cada litologia reservatório, o que é imprescindível para o cálculo das reservas de hidrocarboneto. Uma aproximação para a identificação litológica com o uso dos perfis geofísicos é o gráfico MN, que considera a litologia a partir das características físicas do mineral principal na composição da matriz rochosa. No entanto a utilização do gráfico MN requer uma interpretação previa e qualitativa dos perfis registrados em poço, que implica na realização de um zoneamento qualitativo por um interprete e impede a sua utilização para o auxilio no posicionamento da broca nas perfurações horizontais. Neste trabalho de conclusão de curso apresenta-se um algoritmo inteligente baseado na média-C fuzzy para a realização do zoneamento litológico de um poço a partir da interpretação automática de um gráfico interpretativo tridimensional composto pelos parâmetros M, N e pelo perfil de raios gama natural. Os testes desta metodologia são apresentados utilizando os perfis e as descrições de testemunho de três poços do Campo de Namorado, na Bacia de Campos, Brasil.
Abstract: Well zoning treats with identification and depth delimitation of rock types or lithologies present in the wellbore. In most cases, well zoning is performed by visual geological description of cores. Unfortunately, due to economic and technical reasons the coring operations are not realized in all wells of a oil field, but, all wells are logged by wireline or LWD. Formation evaluation needs information about well zoning, principally, lithologic identification of reservoir rocks. In many practical situations, visual well interpretation shows only the location of reservoir rocks and shale and do not discriminate among reservoir lithologies, this information is important for hydrocarbon reserve calculation. A classic method for lithologic identification using wireline logs is the M-N plot, which use the physics properties of the main mineral in the rock matrix. Nevertheless, the M-N plot needs a previous log interpretation, that depends on human expertise, which prevents its use in real time to help in drilling operations of horizontal wells. In this work we show an intelligent algorithm based in fuzzy C-means able to perform an automatic well zoning by interpretating a z-plot with M, N parameters and natural gamma ray log. This methodology is testes with conventional wireline logs from three wells in Namorado oil field, Campos Basin, Brazil.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOFISICA
Keywords: Geofísica
Geofísica de poço
Algoritmos inteligentes
Média-C fuzzy
Gráfico M-N
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1- CD ROOM
Appears in Collections:Faculdade de Geofísica - FAGEOF/IG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DeterminacaoLitologiaPerfis.pdf618,86 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons