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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo
metadata.dc.creator: SANTOS JÚNIOR, Paulo César Sousa dos
metadata.dc.contributor.advisor1: AMORIM, Ana Karine Jansen de
Issue Date: 9-Mar-2018
Citation: SANTOS JÚNIOR , Paulo César Sousa dos. 1800 - O grito da família morta: a poética pessoal na encenação de um teatro performativo. Orientadora: Ana Karine Jansen de Amorim. 2018. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1658. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso é um memorial descritivo do processo de criação do espetáculo 1800 – o grito da família Morta desenvolvido no Zecas Coletivo de Teatro, no ano de 2017 em Belém-PA. O objetivo principal é organizar a metodologia de criação cênica desenvolvida durante este processo criativo. Para isso, ativaremos os escritos de Gaston Bachelard em A poética do devaneio e A poética do espaço aliando-os a Dramaturgia pessoal do ator de Wlad Lima e aos estudos de Josette Féral sobre o teatro-performativo. Esta escrita é desenvolvida do ponto de vista do encenador-performer deste espetáculo que utiliza de sua liberdade poética para dialogar com a persona que se exteriorizou durante este processo criativo, apresentando esse recorte de sua memória como um Flâneur, que observa e analisa sua trajetória. Neste memorial descritivo expõe-se consecutivamente em suas três seções: os devaneios poéticos autobiográficos antecedentes da criação cênica; os conceitos e metodologias escolhidas para este processo criativo; e as exemplificações da utilização da poética pessoal na encenação de um teatro performativo.
Abstract: This work is a descriptive memorial of the process of creation of the 1800 spectacle - the cry of the Morta family developed at Zecas Coletivo de Teatro, in 2017 in Belém-PA. The main purpose of this memorial is to organize the scenic creation methodology developed during this creative process. To do this, we will activate the writings of Gaston Bachelard in The Poetics of Daydream and The Poetics of Space, combining them with the personal dramaturgy of the actor of Wlad Lima and the studies of Josette Féral on the theater-performative. This writing is developed from the point of view of the director-performer of this show who uses his poetic freedom to dialogue with the person who was externalized during this creative process, presenting this cut of his memory as a Flâneur, who observes and analyzes his trajectory. In this descriptive memorandum it is exposed consecutively in its three sessions: the autobiographical poetic reveries antecedent to the scenic creation; the concepts and methodologies chosen for this creative process; and the exemplifications of the use of personal poetry in the performance of a performative theater.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIA
Keywords: Teatro - Processo criativo
Dramaturgia
Espetáculo de teatro
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

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