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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA
metadata.dc.creator: TAVARES, Vilson Guedes
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Rafael Oliveira da
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: TAVARES, Vilson Guedes. A inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física em escolas municipais da cidade de Castanhal-PA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1654. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A deficiência existe desde a história antiga e com o passar do tempo seus conceitos e formas de aceitação sofreram diversas mudanças. Na atualidade existem leis que promovem condições de igualdade e inclusão social a pessoa com deficiência. A deficiência visual abrange baixa visão e cegueira, que pode ser classificada como leve, moderada, severa ou profunda e suas causas podem ser variadas. Neste contexto, os alunos com deficiência visual sentem dificuldades em participar das aulas de educação física? O presente estudo caracteriza-se como qualitativo e buscou analisar a inclusão dos alunos com deficiência visual nas aulas de educação física das escolas municipais de Castanhal-PA, através de suas próprias concepções de inclusão. Participaram do estudo quatro alunos com deficiência visual, dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idade entre 13 e 18 anos, cursando o ensino fundamental. Foi aplicado um questionário com 14 questões onde as respostas foram gravadas através de um aparelho celular. Os alunos vinculam a inclusão com suas participações nas aulas e apesar de sentirem-se inclusos, os mesmos sugerem mudanças e adaptações para que possam ter aulas de qualidade e consequentemente, ter um melhor desempenho escolar.
Abstract: Deficiency has existed since ancient history, and over time its concepts and forms of acceptance have undergone several changes. At present there are several laws that promote conditions of equality and social inclusion for the disabled person. Vision impairment involves low vision and blindness and can be classified as mild, moderate, severe or profound and its causes may be diverse, but do visually impaired students experience difficulties in attending physical education classes? The present study is characterized as qualitative and sought to analyze the inclusion of students with visual impairment in the physical education classes of the municipal schools of Castanhal-PA, through their own conceptions of inclusion. Four students with visual impairment participated, two male and two female, between the ages of 13 and 18, attending elementary school. A questionnaire was applied with 14 questions where responses were recorded through a cellular device. Students link inclusion with their participation in classes and although they feel included, they suggest changes and adaptations so that they can have quality classes and, consequently, have a better school performance.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Alunos deficientes visuais
Inclusão escolar
Escolas municipais
Educação física
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST

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