Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1647
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Expressões não manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais
metadata.dc.creator: LIMA, José Willen Brasil
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Giselle Pedreira de Mello
Issue Date: 30-Jun-2015
Citation: LIMA, José Willen Brasil. Expressões não-manuais: o teatro como estratégia no ensino e aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais. 2015. 33 f. TCC (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1647. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo faz uma discussão sobre o processo de ensino/aprendizado da Língua Brasileira de Sinais - Libras. A pesquisa partiu da observa-se de que a maioria dos cursos, nos quais estive presente, há uma maior preocupação na apreensão e aquisição dos sinais não tendo uma atenção para os parâmetros secundários, neste caso as expressões não-manuais. Em função disso, o objetivo deste trabalho foi investigar a relevância das expressões não-manuais no processo de ensino aprendizagem da Libras, tendo como ferramenta a utilização do teatro como metodologia de incremento no ensino da língua. É um estudo do tipo descritivo e uma abordagem qualitativa sendo realizada com um grupo de seis participantes que atuam num grupo de teatro no município de Nova Esperança do Piriá (PA). O instrumento de coleta de dados foi um questionário com dez perguntas abertas e fechadas, delineado a partir dos objetivos deste estudo. Os resultados apontam que o aprendiz de uma nova língua, no caso a Libras, tem dificuldade imensa quando exposto a sinais aleatórios, haja vista que essa língua usa os aspectos não-manais para marcar uma sentença gramatical ou a entonação de uma frase. O uso dessa característica no teatro deu mais liberdade aos participantes de criarem frases ou interpretar textos solicitados.
Abstract: The present study is a discussion of the teaching / learning of Brazilian Sign Language - Libras. The research started from the notes that most of the courses in which I was present, there is a greater concern in the seizure and acquisition of signals having no attention to the other parameters in this case the non-manual expressions. As a result, the objective of this study was to investigate the relevance of non-manual expressions in the teaching learning process of pounds, with the tool the use of theater as an increase of methodology in language teaching. It is a descriptive study and a qualitative approach performed with a group of six participants working in a theater group in the city of Nova Esperança do Piriá (PA). The data collection instrument was a questionnaire with eight open and closed questions, outlined from the scope of this study. The results show that the learner a new language, in this case Pounds, have immense difficulty when exposed to random signals, given that this language uses non-Manais aspects to schedule a grammatical sentence or the intonation of a sentence. The use of this feature in the theater gave more freedom to the participants to create phrases or interpret requested texts
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Keywords: Língua Brasileira de Sinais
Surdos - Educação
Teatro na educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ExpressoesNaoManuais.pdf696,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.