Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1634
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PIRES, Daniel Alvarez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4487383675643868pt_BR
dc.creatorCAXIAS, Márcio José Rosário-
dc.date.accessioned2019-08-08T20:25:24Z-
dc.date.available2019-08-08T20:25:24Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationCAXIAS, Márcio José Rosário. A influência do estresse e da recuperação sobre o desempenho esportivo em atletas jovens escolares. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1634. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1634-
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo medir os níveis de estresse e recuperação em atletas jovens e avaliar a influência do estresse no desempenho esportivo dos mesmos. Participaram do estudo 50 atletas escolares, com idade entre 14 e 17 anos, integrantes de equipes de handebol e voleibol, todos do sexo masculino. Para avaliar as sensações autorreferidas de estresse e recuperação, foi usado o questionário RESTQ-Sport. Os dados foram analisados utilizando o programa Bioestat 5.0. O teste de Shapiro-Wilk foi empregado para verificar a normalidade das dimensões. Para análise de dois grupos independentes foi utilizado o teste de Mann Whitney. Para análise de mais de duas amostras independentes, foi feito o emprego da análise de variância de Kruskall Wallis com post hoc de Student-Newman-Keuls. Como resultado encontramos que, No handebol, nas subescalas estresse social e fadiga a equipe H2 obtive maiores escores em relação a equipe H1, em contrapartida, nas subescalas bem estar geral e aceitação pessoal, a equipe H1 obteve maiores escores em relação a equipe H2. No voleibol, na subescala exaustão emocional, a equipe V1 obteve menores escores em comparação às equipes V2 e V4, na subescala auto-eficácia, a equipe V3 obteve maiores escores em relação às equipes V2 e V4. Desse modo, pode-se inferir que o estresse tem influencia indireta no desempenho esportivo, uma vez que, para obtenção desses resultados positivos precisa-se de um conjunto de fatores, além do fator psicológico como: experiência no esporte, treinamento físico, técnico e tático. No entanto, torna-se imprescindível a obtenção desses dados de estresse e recuperação prévios a competição, a fim de, maximizar o desempenho esportivo de uma equipe em uma competição escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-08-08T20:25:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_InfluenciaEstresseRecuperacao.pdf: 1448529 bytes, checksum: f1895a719e0c7091201d0f0faede08db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Brito (camilabrito@ufpa.br) on 2019-08-08T20:25:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_InfluenciaEstresseRecuperacao.pdf: 1448529 bytes, checksum: f1895a719e0c7091201d0f0faede08db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-08T20:25:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_InfluenciaEstresseRecuperacao.pdf: 1448529 bytes, checksum: f1895a719e0c7091201d0f0faede08db (MD5) Previous issue date: 2019-06-27en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectStress (Psicologia)pt_BR
dc.subjectEsportes - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleA influência do estresse e da recuperação sobre o desempenho esportivo em atletas jovens escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Educação Física - FAEF/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_InfluenciaEstresseRecuperacao.pdf1,41 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons