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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo
Title: Coesão e coerência: uma análise da produção escrita de alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio regular da Escola Luiz Nunes Direito
metadata.dc.creator: PEREIRA, Márcia Fernanda Falcão
metadata.dc.contributor.advisor1: CRUZ, Eder Barbosa
Issue Date: 30-Jun-2015
Citation: PEREIRA, Márcia Fernanda Falcão. Coesão e coerência: uma análise da produção escrita de alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio regular da escola Luiz Nunes Direito. 2015. 29 f. TCC - Artigo (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1610 . Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso envolvendo três alunos surdos do 3º ano do Ensino Médio, da escola “Luiz Nunes Direito”, localizada no Conjunto Cidade Nova VI, no município de Ananindeua, no estado do Pará, no qual tivemos o objetivo de analisar o processo de produção de significados nos textos dos alunos surdos, através da observação de dois aspectos principais: (1) Coesão; e (2) Coerência. O processo de organização textual do surdo foi investigado dentro de autores como BENTES (2003); BROCHADO (2003); KOCH (1997); e SALLES et. al. (2004), os quais fornecerão a fundamentação teórica necessária para entendermos o processo de produção de significados nos textos dos alunos surdos, mais especificamente, no que diz respeito à coesão e à coerência. A partir da análise dos textos dos alunos surdos envolvidos nesta pesquisa, percebemos que apesar de a coesão estar afetada, a coerência permanece inalterada.
Abstract: This article presents a case study involving three deaf students of the 3rd year of high school, from the school "Luiz Nunes Direito", located in Conjunto Cidade Nova VI in the town of Ananindeua in the state of Pará, in which we had analyzed the meaning production process in the texts of deaf students by observing two main aspects: (1) cohesion; and (2) coherence. The process of textual deaf organization was investigated in authors like BENTES (2003); BROCHADO (2003); KOCH (1997); and SALLES et. al. (2004), which provide the necessary theoretical basis for understanding the meanings of production process in the texts of deaf students, more specifically, with regard to cohesion and coherence. From the analysis of the texts of deaf students involved in this research, we realized that although the cohesion be affected, coherence remains unchanged.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Keywords: Surdos - Educação
Língua portuguesa - Escrita
Coesão (Linguística)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC

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