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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Alfabetização em português L2 na modalidade escrita de uma aluna suda de Soure Pará
metadata.dc.creator: CRUZ, Luziane do Socorro Abdon
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO JUNIOR, Waldemar dos Santos
Issue Date: 30-Mar-2015
Citation: CRUZ, Luziane do Socorro Abdon. Alfabetização em português L2 na modalidade escrita de uma aluna de Soure Pará. 2015. 96 f. TCC - Artigo (Curso de Letras Libras/Português) - Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2015. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1549. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Há muitas décadas vem se observando a leitura e a escrita de alunos surdos em situações sociais e, a alfabetização é bastante discutida e questionada pelos que se preocupam pela educação. Os objetivos deste estudo foram de descrever como ocorre o processo de aprendizagem do Português L2 na modalidade escrita. A pesquisa é qualitativa do tipo estudo de caso, realizada com uma aluna surda do Município de Soure (PA). Os instrumentos de coleta de dados foram 61 atividades, sendo 01 para produção textual, 20 com base na fonologia, 20 com base na sílaba e 20 com base na palavração. O procedimento de análise de dados se baseou em abordagem qualitativa,delimitada, em 4 eixos de análise como: a) produção textual; b)alfabetização com base na fonologia; c)alfabetização com base na sílaba; d) alfabetização com base na palavração. O procedimento de análise de dados. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de Cardoso Júnior (2009), Cagliari (1997), Faraco (2010), Soares e estudos de outros pesquisadores que contribuíram para a compreensão do sistema de Escrita da Língua Portuguesa, considerando a relação fonema/sílaba/palavra como habilidades de se refletir, não só sobre aspectos formais da língua , mas sobre os processos cognitivos envolvidos no processamento da linguagem escrita. O resultado mostrou que a participante não conseguiu aprender com base na fonologia e na silabação por não compreender e dominar os segmentos tônicos do sistema alfabético. Já na fase ortográfica a aluna teve habilidades de leitura e escrita, uma vez que compreendeu as particularidades da Língua Portuguesa empregadas no léxico das palavras. Observa-se ainda a necessidade de uma metodologia com estratégias diferenciadas para o ensino e aprendizagem dessa clientela.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Keywords: Alfabetização
Língua portuguesa- Estudo e ensino
Surdos - Educação
Escrita
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas - FALEM/ILC

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