Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1521
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Formação de professores: reflexão sobre a prática docente na creche municipal Irmã Eufrásia Maria de Belém em Abaetetuba
metadata.dc.creator: COSTA, Laura Maciel da
metadata.dc.contributor.advisor1: ASSUNÇÃO, Mariza Felippe
Issue Date: 7-May-2019
Citation: COSTA, Laura Maciel da. Formação de professores: reflexão sobre a prática docente na creche municipal Irmã Eufrásia Maria de Belém em Abaetetuba. Orientadora: Mariza Felippe Assunção. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1521. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A referida pesquisa tem por objetivo geral analisar como os professores da Creche Municipal Irmã Eufrásia Maria de Belém investem em seus processos de desenvolvimento profissional. O objetivo específico é caracterizar os aspectos referentes à formação continuada dos professores, bem como analisar a relação entre esta e o desenvolvimento profissional e seu reflexo na sala de aula. Esse estudo é importante pois contribuirá para que o professor repense a sua prática docente, o seu preparo profissional e a condução do processo de ensino-aprendizagem, ressaltando a importância da realização de outros estudos a partir das reflexões feitas durante a realização desse trabalho. A metodologia utilizada se apoia na pesquisa qualitativa e as técnicas de coletas de dados deu-se a partir da aplicação questionário aplicado a 15 profesoras e posterior análise de dados que se apoiou em autores como: Sacristán (1995, 1999), Novóa (1999) e Schón (1992; 2000). Conclui-se que a Formação Continuada se torna uma ferramenta fundamental, capaz de contribuir para o aprimoramento do trabalho docente, fortalecendo vínculos entre os professores e os saberes científico-pedagógicos no contexto do objeto pesquisado.
metadata.dc.description.resumen: La referida investigación tiene por objetivo general analizar cómo los profesores de la Guardería Municipal Irmã Eufrásia María de Belém invierte en sus procesos de desarrollo profesional. En este estudio, el objetivo es específicamente caracterizar los aspectos referentes a la formación continuada de los profesores, así como analizar la relación entre ésta y el desarrollo profesional y su reflejo en el aula. Este estudio es importante porque contribuirá a que el profesor repita su práctica docente, su preparación profesional y la conducción del proceso de enseñanza-aprendizaje, resaltando la importancia de la realización de otros estudios a partir de las reflexiones hechas durante la realización de ese trabajo. La metodología utilizada se dio a partir de la utilización de un cuestionario aplicado a 15 profesoras y posterior análisis de datos que se apoyó en autores como: Sacristán (1995, 1999), Novóa (1999) y Schón (1992; 2000). Se concluye que la Formación Continuada se convierte en una herramienta fundamental, capaz de contribuir al perfeccionamiento del trabajo docente, fortaleciendo vínculos entre los profesores y los saberes científico-pedagógicos en el contexto del objeto investigado.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Formação continuada
Professor reflexivo
Profissão docente
Formación continua
Profesor reflexivo
Profesión docente
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FormacaoProfessoresReflexao.pdf9,58 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons