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dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Hamilton Vieira dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3172995771315859pt_BR
dc.contributor.advisor-co1NASCIMENTO JUNIOR, Carlos Alberto Souza dopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6520837741612534pt_BR
dc.creatorSANTOS, Karoline Grasielly Fernandes dospt_BR
dc.date.accessioned2017-10-30T17:55:20Z-
dc.date.available2017-10-30T17:55:20Z-
dc.date.issued2017-09-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Karoline Grasielly Fernandes dos. Planejamento de marketing em bibliotecas universitárias: aplicação na biblioteca do ICED/UFPA. 2017. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: <http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/151>. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/151-
dc.description.abstractDiscussions about the application of marketing in university libraries have become popular, as institutions seek ways to renew themselves and reach their goals, in order to satisfy the final customer. In this context, from the experiences of internship and the debates promoted during extension activities carried out at Instituto de Ciências da Educação (ICED) of the Universidade Federal do Pará (UFPA), came the proposal for this research, wich aims to describe marketing planning in the ICED Library. Specifically, objectives to subsidize the strategic planning, and to follow and identify the stages of marketing planning. Uses participant observation to collect data and content analysis for its treatment. Describes the methods applied by the library in marketing planning, which uses triangulation on various techniques to collect and analyze data (documentary research, observation, interviews, focus group and benchmarking), making it possible to verify the convergence of the information found. Results in a methodological description for the construction of the marketing plan and its constituent elements: the environmental analysis, the segmentation of the public, the definition of the positioning, the strategies and the marketing mix (Products and services, Place, Price and costs, Promotion and Communication) and the action plan. Concludes that marketing planning in university libraries enables a more accurate diagnosis of the users' vision of the information unit, the identification of the needs of each distinct group of users and the definition of a positioning that guides the activities and actions developed for each planned period.pt_BR
dc.description.resumoAs discussões a respeito da aplicação do marketing em bibliotecas universitárias têm se popularizado, à medida que as instituições buscam maneiras de se renovar e alcançar seus objetivos de forma a satisfazer o cliente final. Nesse contexto, a partir das experiências de estágio e de discussões promovidas em atividades de extensão realizadas no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA), surgiu a proposta desta pesquisa, a qual objetiva descrever o planejamento de marketing na Biblioteca do ICED. Tem como objetivos específicos subsidiar o planejamento estratégico e acompanhar e identificar as etapas do planejamento de marketing. Utiliza a observação participante como método de coleta de dados e analisa os dados através da análise de conteúdo. Descreve também a metodologia utilizada pela Biblioteca do ICED/UFPA para o planejamento de marketing, que consiste em triangulação como método de coleta e análise de dados, aplicando variadas técnicas (pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada, benchmarking e grupo de foco). Resulta em uma descrição metodológica da construção do plano de marketing e de seus elementos constituintes: a análise ambiental, a segmentação do público, a definição do posicionamento, das estratégias e composto de marketing (Produtos e serviços, Praça, Preço e custos, Promoção e comunicação) e do plano de ação. Conclui que o planejamento de marketing em bibliotecas universitárias possibilita um diagnóstico mais preciso da visão que os usuários têm sobre a unidade de informação, a identificação das necessidades de cada grupo distinto de usuários e a definição de um posicionamento que norteie as atividades e ações desenvolvidas a cada período planejado.pt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROM-
dc.subjectMarketing de bibliotecaspt_BR
dc.subjectPlanejamento de marketingpt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Pará (UFPA)pt_BR
dc.subjectBiblioteca Prof.ª Elcy Rodrigues Lacerdapt_BR
dc.subjectInstituto de Ciências da Educação - ICED/UFPApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titlePlanejamento de marketing em bibliotecas universitárias: aplicação na biblioteca do ICED/UFPApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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