Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1510
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A leitura literária: uma análise do ensino do 7º ano na escola Perciliano Tourão em Igarapé - Miri-PA
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Cláudia Maria da Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento
Issue Date: 12-Mar-2019
Citation: GONÇALVES, Cláudia Maria da Cunha. A leitura literária: uma análise do ensino do 7º ano na escola Perciliano Tourão em Igarapé-Miri/PA. Orientador: Carlos Augusto Nascimento Sarmento Pantoja. 2019. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1510. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir das pesquisas realizadas durante a prática de estágio em uma instituição municipal de educação infantil e fundamental do município de Igarapé-Miri no Estado do Pará, onde analisamos como se deu o processo de utilização da leitura literária na educação junto aos alunos do 7º ano na Escola Perciliano Tourão em Igarapé-Miri/PA. A pesquisa objetivou analisar como os professores do ensino fundamental atuam com o ensino literário em sala de aula, e como se deu o processo de significação das experiências vivenciadas pelos educandos em seu cotidiano a partir da prática literária trabalhada pela instituição de ensino. Entre os principais achados desta pesquisa se destaca a leitura literária potencializadora da aprendizagem promovendo o alargamento dos horizontes indivíduos e coletivos, no âmbito social e cultural, garantindo uma formação mais crítica e emancipadora. Em que a prática é importante para que os alunos consigam perceber a leitura literária como um instrumento de prazer, que lhes permitam explorar outros contextos, outras pessoas, outras ideias, e, assim, possam interagir na sociedade em que estão inseridos.
Abstract: The present work was developed from the research done during the internship at a municipal institution of basic and elementary education in the municipality of Igarapé-Miri in the State of Pará, where we analyzed how the process of utilization of literary reading in education to the 7th grade students at the Perciliano Tourão School in Igarapé-Miri / PA. The research aimed to analyze how teachers of elementary school work with literary teaching in the classroom, and how the process of meaning of the experiences lived by students in their daily life from the literary practice worked by the teaching institution. Among the main findings of this research is the literary reading that enhances learning by promoting the widening of the individual and collective horizons in the social and cultural spheres, guaranteeing a critical and emancipatory formation. In that practice is important so that students can perceive literary reading as an instrument of pleasure, allowing them to explore other contexts, other people, other ideas, and, thus, can interact in the society in which they are inserted.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Educação
Leitura
Literatura
Education
Reading
Literature
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LeituraLiterariaAnalise.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons