Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1509
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância da leitura literária: um estudo de caso na escola Basílio de Carvalho em Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: VILHENA, Marielen Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: SARMENTO-PANTOJA, Carlos Augusto Nascimento
Issue Date: 1-Apr-2019
Citation: VILHENA, Marielen Ribeiro de. A importância da leitura literária: um estudo de caso na escola Basílio de Carvalho em Abaetetuba/PA. Orientador: Carlos Augusto Nascimento Sarmento Pantoja. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1509. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nesse trabalho busca-se apresentar as análises acerca da prática de leitura literária através da aplicação do projeto desenvolvido na turma do 7º ano da Escola Estadual Basílio de Carvalho, localizada na zona urbana do município de Abaetetuba, no Pará. O objetivo do projeto foi analisar como os professores vêm a leitura de textos literários nas escolas, no qual nos perguntávamos Como os professores vêem as práticas de leitura literária na sala de aula? o trabalho parte da leitura de textos relativos a formação do leitor e da leitura de obras literárias em sala de aula, em busca de analisar os processos de apreensão de leitura durante o período de aplicação do projeto na turma. Para isso, utilizamos entrevistas realizadas na escola com a professora da referida turma, com a finalidade de analisar os resultados obtidos. Dessa maneira, essa experiência permitiu identificar os aspectos positivos, como no caso do gosto dos educandos pela leitura de contos e lendas e negativos como no caso da dificuldade que eles possuem em interpretar o texto lido, bem como, as dificuldades que circundam às práticas de leitura literária na referida instituição, onde pude perceber a grande dificuldade dos educandos na compreensão de textos literários.
Abstract: This work was developed from the analysis during the practice of supervised internship in the 7th grade class of the Basílio de Carvalho State School located in the urban area of the municipality of Abaetetuba, State of Pará, where I was able to observe the great difficulty of the students in practice of literary reading. From this fact it is proposed this work that aims to analyze how Portuguese-speaking teachers act with literature in their classes, having as a question: How do 7th grade teachers work with the teaching of literature in their classes? Thus, for the fundamentals of the work, it was necessary to use theoretical foundations, for this I used bibliographical research, as well as interviews and analyzes of the teaching practice for the considerations concerning this work. In this way, this experience allowed to analyze the positive and negative aspects, as well as the difficulties that surround the practice of literary reading in said institution.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Basílio de Carvalho
Leitura
Literatura
Reading
Literature
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaLeituraLiteraria.pdf439,84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons