Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1507
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema “morte e vida severina” como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura
metadata.dc.creator: COSTA, Maria Dorianna Ribeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: FREITAS, Marília Fernanda Pereira de
Issue Date: 11-Feb-2019
Citation: COSTA, Maria Dorianna Ribeiro. A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema “morte e vida severina” como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura. Orientadora: Marília Fernanda Pereira de Freitas. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1507. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho, intitulado ―A importância do gênero literário poema na construção de uma comunidade leitora: o poema Morte e Vida Severina como ferramenta no processo cognitivo de incentivo à cultura da leitura‖, tem como principal objetivo discutir sobre a relevância de se trabalhar a leitura, a partir do gênero literário poema. Para tanto, foram utilizados autores como Barthes (1985), Lajolo (2011), Freire (1981), Vargas (2000), Pires (2000), Zilberman (1988). Adicionalmente, foi feita a aplicação de uma breve atividade de intervenção, voltada para uma turma do 9º ano B da Escola Perciliano Tourão Corrêa, no dia 02 de abril de 2019, no turno da tarde, a fim de se verificar na prática a aplicabilidade do uso do gênero poema nas aulas de língua Portuguesa. Conclui-se que o uso de tal gênero pode vir a agregar às aulas de língua portuguesa importantes discussões, relativas à situações que fazem parte do conhecimento de mundo do aluno, tornando as aulas mais interessantes e próximas da realidade dos educandos, favorecendo o trabalho com a leitura e produção de textos.
Abstract: This work, titled "The importance of the literary genre poem in the construction of a reading community: the poem Morte e Vida Severina as a tool in the cognitive process of encouraging the culture of reading", has as main objective to discuss about the relevance of working the reading, departing from the literary genre poem. For this, we used authors such as Barthes (1985), Lajolo (2011), Freire (1981), Vargas (2000), Pires (2000), Zilberman (1988). Additionally, a brief intervention activity was applied to a class of the 9th grade B of the Perciliano Corrêa Tourão School, on April 2, 2019, in the afternoon, in order to verify in practice the applicability of the use of the poem genre in Portuguese language classes. It is concluded that the use of such genre can add important discussions to the Portuguese language classes, related to situations that are part of the students' world knowledge, making the classes more interesting and close to the reality of the students, favoring the work with reading and producing texts.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Keywords: Leitura
Gêneros literários
Poema
Ensino - Aprendizagem
Reading
Literary genres
Poem
Teaching - Learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaGeneroLiterario.pdf559,07 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons