Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1500
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CORDEIRO, Sebastião Martins Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6473574128276776pt_BR
dc.creatorNEGRÃO, Jossiana Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6184523731728171pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-12T14:47:51Z-
dc.date.available2019-06-12T14:47:51Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.citationNEGRÃO, Jossiana Rodrigues. Metodologia com o cotidiano no estudo da função quadrática nas escolas Basílio de Carvalho e Benvinda de Araújo Pontes no município de Abaetetuba/PA. Orientador: Sebastião Martins Siqueira Cordeiro. 2018. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1500. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1500-
dc.description.abstractThis article aims to study the quadratic function with emphasis on everyday applications. In order to better develop the content, we focus on the relevance of studying this function with content related to definition, root discussions, vertex, maximum and minimum study. Next, it is sought to investigate in the Benvinda de Araújo Pontes and Basílio de Carvalho schools from a field research with semi-structured questionnaires with quantitative and qualitative questions, in order to verify and analyze the methodologies of the two teachers who teach the pertinent contents to the referred to above. It is concluded in this research that the teachers use methodologies linked to the daily practices and that, in addition, insert in the classroom, computational resources with interactive classes in order to provide students with a satisfactory teaching and learning process. Beyond this point, teachers believe, based on the answers, that the school represents a critical space and that in summary, must guarantee the essential right for the student to exercise citizenship. Thus, teachers believe, according to their statements, that the school must know how to equate goals that will offer each student a place of opportunity, providing them with motivation, interest and an increasingly promising awakening and methodologies able to guarantee to all a quality education.pt_BR
dc.description.resumoEsse artigo tem como meta realizar um estudo sobre a função quadrática com ênfase às aplicações cotidianas. Para melhor desenvolver o conteúdo, aborda-se a relevância no estudo dessa função com conteúdo relacionado com a definição, discussões das raízes, estudo dos vértices, de máximos e mínimos. Em seguida, procura-se investigar nas escolas Benvinda de Araújo Pontes e Basílio de Carvalho a partir de uma pesquisa de campo com questionários semiestruturados com perguntas quantitativas e qualitativas, no sentido de constatar e analisar as metodologias dos dois professores que ministram os conteúdos pertinentes ao referido tema. Conclui-se, nessa pesquisa, que os professores utilizam metodologias vinculadas as práticas cotidianas e que ainda, inserem nas aulas, recursos computacionais com aulas interativas a fim de proporcionar aos educandos, um processo de ensino e aprendizagem satisfatório. Além desse ponto, os professores acreditam, com base nas respostas, que a escola representa um espaço crítico e que em síntese, deve garantir o direito essencial para que o educando possa exercer a cidadania. Assim sendo, os professores acreditam, de acordo com suas falas, que a escola precisa saber equacionar metas que venham oferecer a cada educando um lugar de oportunidades, proporcionando-lhes motivação, interesse e um despertar cada vez mais promissor e por metodologias capazes de garantir a todos uma educação de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edinilma Ferreira (edinilmas@ufpa.br) on 2019-03-18T20:08:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_MetodologiaCotidianoEstudo (DÚVIDA).pdf: 921051 bytes, checksum: b667c1d784b56df8ea56cbca3a04a91c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Luciane Silva (lucianess@ufpa.br), reason: RENOMEAR DOCUMENTO on 2019-04-22T21:59:15Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Edinilma Ferreira (edinilmas@ufpa.br) on 2019-05-20T19:32:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_MetodologiaCotidianoEstudo.pdf: 921051 bytes, checksum: b667c1d784b56df8ea56cbca3a04a91c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva (lucianess@ufpa.br) on 2019-06-12T14:47:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_MetodologiaCotidianoEstudo.pdf: 921051 bytes, checksum: b667c1d784b56df8ea56cbca3a04a91c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T14:47:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_MetodologiaCotidianoEstudo.pdf: 921051 bytes, checksum: b667c1d784b56df8ea56cbca3a04a91c (MD5) Previous issue date: 2018-07-04en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectFunção quadráticapt_BR
dc.subjectEnsino contextualizadopt_BR
dc.subjectAplicações cotidianaspt_BR
dc.subjectQuadratic functionen
dc.subjectContextual teachingen
dc.subjectDaily applicationsen
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMetodologia com o cotidiano no estudo da função quadrática nas escolas Basílio de Carvalho e Benvinda de Araújo Pontes no município de Abaetetuba-PApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigopt_BR
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MetodologiaCotidianoEstudo.pdf899,46 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons