Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1497
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Educação do campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba
metadata.dc.creator: ALVES, Suely Paixão
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Afonso Welliton de Sousa
Issue Date: 25-Jun-2018
Citation: ALVES, Suely Paixão. Educação do Campo e ensino médio: um estudo baseado em concepções de estudantes da cidade de Abaetetuba. Orientador: Afonso Welliton Nascimento. 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo – Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1497. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O artigo objetivou analisar as políticas educacionais para a formação de alunos do Ensino Médio no município de Abaetetuba/ Pa, buscando compreender se elas respondem as necessidade dos alunos, baseado em suas concepções. A pesquisa é de cunho qualitativo, utilizando os seguintes instrumentos de coletas de dados: entrevistas semi estruturadas, questionários e grupo focal com os alunos do Ensino Médio. Seu surgimento se deu na tentativa de levar uma educação capaz de proporcionar aos jovens algumas possibilidades como a preparação para o mundo do trabalho e a possibilidade de continuação dos estudos, a partir daí então foi possível observar com os alunos se o mesmo está cumprindo com o papel que ele foi proposto. Os autores utilizados na pesquisa foram Krawczyk(2014), Nascimento(2015), Caldart(2014). Os resultados apontam para um Ensino Médio fragilizado na escola pesquisada que é a escola Bernadino Pereira de Barros, quando se leva em conta o que os alunos pontuam durante as entrevistas, que o mesmo não está preparando-os para o mundo do trabalho e nem para ingressar na universidade. Por outro lado os alunos compreendem a importância do mesmo na sua formação escolar e profissional. Entretanto, os desafios de sincronizar as realidades dos alunos na execução das políticas educacionais apresenta-se como uma realidade distante.
Abstract: The article aimed to analyze educational policies for the training of secondary school students in Abaetetuba / Pa. The research is qualitative, using the following data collection instruments: semi-recorded interviews, questionnaires and focus groups with the high school students. Its development was an attempt to take a training class for young people with some possibilities of preparation for the world of work and the possibility of continuing the studies, after that it was possible to observe with the students the same is fulfilling with the role that he it was proposed. The authors were in the research were Krawczyk (2014), Nascimento (2015), Caldart (2014). The results point to a high school level in the researched school, when one takes into account what the students score during the interviews, the same is not being done for the job market nor to enter the university. On the other hand, students understand their importance in their academic and professional training. However, the challenges of synchronizing as student realities in the implementation of educational policies present themselves as a distant reality.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Keywords: Educação do campo
Políticas educacionais
Ensino médio
Concepções dos discentes
Educational policies
Student conceptions
Field Education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoCampoEnsino.pdf294,3 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons