Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1495
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O resgate da identidade quilombola na escola municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade de Jacundaí Moju-PA
metadata.dc.creator: SENA, Viviane Caroline Valadares
metadata.dc.contributor.advisor1: TAVARES, Francinei Bentes
Issue Date: 27-Aug-2018
Citation: SENA, Viviane Caroline Valadares. O resgate da identidade quilombola na escola municipal Professor Rildo Valadares, na comunidade de Jacundaí (Moju-PA). Orientador: Francinei Bentes Tavares. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo - Habilitação em Ciências Naturais) – Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1495. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e discutir as principais estratégias de expor o que é ser quilombola, e se são postas em prática pelo corpo docente da instituição denominada Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Rildo Valadares, localizada na comunidade quilombola de Jacundaí, no município de Moju-PA. Ao se falar em Educação Quilombola, principalmente referente às comunidades rurais, muito se propôs para definir de forma introdutória o que de fato a Educação Quilombola representa, bem como a ancestralidade e os saberes territoriais do local em que a mesma está inserida. Portanto, é necessário lutar pela importância dessa forma de educação, compreendendo que sua implantação é fundamental para o currículo escolar da comunidade, através da junção tanto da ancestralidade como da cultura, porque muitas vezes o currículo atual está longe da realidade histórica e cultural destes alunos e alunas. Essa parceria entre dois saberes (cultura e ancestralidade) que se completam e se complementam estão no território como uma forma nova e muito envolvente, explanando de forma real e necessária a realidade existente e pouco mostrada dos territórios quilombolas. Culminou-se essa análise em como foi esse processo de aceitabilidade e as razões que antecederam essa inclusão do conhecimento do que realmente seria a implantação do currículo escolar quilombola na escola estudada. Analisou-se ainda como tal currículo ajuda na formação e no convívio social dos estudantes da comunidade quilombola analisada.
Abstract: This paper aims to clarify the role of the school in the importance of fortification the quilombola identity of the students in the institution called the Rildo Valadares Municipal School of Elementary Education, located in the quilombola community of Jacundaí, in the municipality of Moju-PA. When talking about quilombola education, mainly referring to rural communities, a lot was proposed to define in an introductory way what quilombola education represents, as well as the ancestry and the territorial knowledge of the place where it is inserted. Therefore, it is necessary to fight for the importance of this form of education, understanding that its implementation is fundamental to the community school curriculum, through the combination of both ancestry and culture, because often the current curriculum is far from the historical and cultural reality of these students. This partnership between two knowledge (culture and ancestry) that completes and complements is in the territory as a new and very engaging form, explaining in a real and necessary way the existing reality and little shown of the quilombola territories. This analysis culminated in how this process of acceptability was and the reasons that preceded this inclusion of the knowledge of what would really be the implementation of the quilombola school curriculum in the school studied. It was also analyzed how such a curriculum helps in the formation and social interaction of the students of the quilombola community analyzed.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Identidade
Educação
Comunidades quilombolas
Ancestralidade
Cultura
Identity
Quilombola communities
Ancestry
Culture
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Educação do Campo - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ResgateIdentidadeQuilombola.pdf1,17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons