Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1494
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educação do campo e multisseriado: a prática dos professores e o desafio do PNAIC numa escola de Barcarena-Pará
metadata.dc.creator: MAIA, Jaqueline Cristina de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Maria do Socorro Pereira
Issue Date: 28-Jul-2018
Citation: MAIA, Jaqueline Cristina de Souza. Educação do campo e multisseriado: a prática dos professores e o desafio do PNAIC numa escola de Barcarena-Pará. Orientadora: Maria do Socorro Pereira Lima. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1494. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar prática docente e os desafios do PNAIC em turmas multisseriadas de uma escola do município de Barcarena - PA. Identificar os níveis das turmas atendidas pelos professores da escola; verificar, na perspectiva docente, como se dá a dinâmica ensino e aprendizagem na sala de aula; analisar os limites e possibilidades do PNAIC nas classes multisseriadas, segundo os professores. A pesquisa constou de revisão bibliográfica em banco de dados eletrônicos, materiais periódicos, livros, artigos já publicados, para verificar como os autores pesquisados tratam da temática, e de pesquisa de campo, realizada através de entrevista semiestruturada, com duas professoras da escola. Verificou-se que o PNAIC tem como objetivo a formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação; aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula, e a avaliação diagnóstica. Concluiu-se que há necessidade de uma formação continuada mais sólida, em que os coordenadores do PNAIC no município ouvissem as queixas, as dúvidas dos docentes do campo.
Abstract: The objective of the present work is to analyze teaching practice and the challenges of the PNAIC in Multisseriadas classes. Identify levels of classes attended by the teachers of the school; check, in the teaching perspective, how the dynamic teaching and learning in the classroom; analyze the limits and possibilities of PNAIC in Multisseriadas classes, according to teachers. The research consisted of literature review in electronic database, materials, books, journals, articles already published, to see how the authors surveyed dealing with the subject, and field research, performed through a substructured interview, with two school teachers. The PNAIC aims to continuing education, attendance, teachers literacy teachers, with focus on literacy; distribution of material resources of the MEC, focused on literacy and the literacy, articulated through training; increasing the amount of thin materials. It was concluded that there is a need for a more solid formation, in which PNAIC engineers in the city to hear the complaints, the questions of the professors in the field.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Keywords: Educação do campo
Multisseriado
PNAIC
The education field
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoCampoMultisseriado.pdf691,78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons