Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1492
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Escola e família monoparental feminina: contribuições familiares e dificuldades pedagógicas no processo ensino-aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental em Quatro-Bocas (Tomé-Açu)
metadata.dc.creator: PAIXÃO, Darlenne do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Dedival Brandão da
Issue Date: 4-Sep-2018
Citation: PAIXÃO, Darlenne do Nascimento. Escola e família monoparental feminina: contribuições familiares e dificuldades pedagógicas no processo ensino-aprendizagem de alunos do ensino fundamental em Quatro-Bocas (Tomé-Açu). Orientador: Dedival Brandão da Silva. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais Pedagogia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1492. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo visa compreender as formas de educar de famílias monoparentais femininas e como a escola atua frente as dificuldades pedagógicas presentes no seu dia a dia. Partimos da ideia de que escola e família são instituições educativas que possuem papéis diferentes na educação dos indivíduos mas que devem se complementar. Como suporte teórico para discutir o primeiro capítulo Dias (2017), Nascimento (2006), Ariès (1987), Brito (2008) e Santana (2014). Em seguida, é apresentado o contexto social e as percepções de educação de mães chefes de família, tendo como apoio os estudos de Certeau (2003) e Marinho-Araújo e Oliveira (2010). Os resultados apontaram que as mães em situação monoparental dedicam-se ao máximo para conciliar o trabalho e a vida escolar de seus filhos desenvolvendo ainda em seu cotidiano diversas formas de educação familiar, a escola também adota algumas práticas que incentivam a participação dessas famílias no ambiente escolar, mas que ainda enfrenta grandes dificuldades nesse âmbito, inclusive também quanto à formas indesejadas de comportamento de vários alunos advindos dessa tipologia familiar.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Família monoparental feminina
Educação
Cotidiano escolar
Conflitos
Ensino e Aprendizagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EscolaFamiliaMonoparental.pdf1,27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons