Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1484
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A intertextualidade nas músicas de protesto do Brasil ditatorial
metadata.dc.creator: VITOR, Verônica de Fátima Ferreira e
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
Issue Date: 28-Feb-2019
Citation: VITOR, Verônica de Fátima Ferreira e. A intertextualidade nas músicas de protesto do Brasil ditatorial. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1484. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho propõe uma análise da letra das músicas “perseguição (mais fortes são os poderes do povo)” de Glauber Ricardo, “enquanto seu lobo não vem” de Caetano Veloso e “Cálice”, escrita por Chico Buarque e Gilberto Gil; músicas de protesto do período ditatorial militar do Brasil, o qual ocorreu entre os anos de 1964 até 1985. Examinar as ocorrências da intertextualidade presentes nas canções, assim como, mostrar a grandeza e o valor deste fenômeno tanto no âmbito textual, quanto na esfera histórica-social. Para tanto, foram utilizados os pressupostos de Koch, Bentes e Cavalcante (2007) e Koch (1997) para delimitar a fundamentação teórica, os tipos das ocorrências e como elas se comportam no texto; A exploração histórica está baseada em Codato (2005) e Ferrari, Pereira (2009), os quais possibilitaram um alicerce histórico necessário para o entendimento do contexto. A partir do contexto histórico, o corpus do trabalho se deu e a escolha das músicas se concretizou. A escalação destas três músicas ocorreu em deferência de serem consideradas significativas em meio ao período tratado. Por meio das análises, pode-se concluir que as vozes expressas pela intertextualidade marcam uma nova leitura do objeto de estudo e proporcionam um rico e novo repertório de interpretações, ideias, sentimentos e conceitos através dos intertextos empregados, o que nos propicia a readquirir conceitos e lembranças anteriores e enriquece em todo o tempo a história e a cultura popular brasileira.
metadata.dc.description.resumen: Este trabajo propone un análisis de la letra de las canciones “Persecución (más fuerte son los poderes del pueblo)” de Glauber Ricardo, “Mientras su lobo no viene” de Caetano Veloso y “Cáliz” escribida por Chico Buarque y Gilberto Gil; canciones de protesta del período dictatorial militar en Brasil, lo cual ocurrió entre los años 1964 hasta 1985. Examinar las ocurrencias de la intertextualidad presentes en las canciones, así como, muestrar la grandeza y el valor de este fenómeno tanto en el ámbito textual, cuanto en la esfera histórica-social. Por lo tanto, fueran utilizados los presupuestos de Koch, Bentes y Cavalcante (2007) y Koch (1997) para delimitar la fundamentación teórica, los tipos de las ocurrencias y como ellas se comportan en el texto; la exploración histórica está basada en Condato (2005) y Ferrari, Pereira (2019), los cuales posibilitan el basamento histórico necesario para el entendimiento del contexto. La escalación de estas tres canciones ocurrió en consideración de su significado en medio al período tratado. Por medio del análisis, se puede concluir que las voces expresas por la intertextualidad marcan una nueva lectura del objeto de estudio y proporcionan un rico y nuevo repertorio de interpretaciones, ideas, sentimientos y conceptos a través de los intertextos empleados, lo que nos propicia a readquirir conceptos y recordaciones anteriores y enriquecer en todo el tempo la historia y la cultura popular brasileña.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Keywords: Intertextualidade
Música
Ditadura militar
Intertextualidad
Canción
Dictadura militar
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_IntertextualidadeMusicasProtesto.pdf386,28 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons