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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental
metadata.dc.creator: SANTOS, Gabriela Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
Issue Date: 1-Mar-2019
Citation: SANTOS, Gabriela Rodrigues dos. A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1481. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O seguinte trabalho tem como título A gramática do design visual: uma proposta de leitura de fotografia documental, tendo sua pesquisa voltada para a teoria da Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (2006), com objetivo de analisar a multimodalidade presente nas fotografias documentais, desvendando os significados nesse gênero, como uso de fotografias do contexto do regime militar brasileiro desnudando discursos materializados no contexto não verbal sobre acontecimentos da época. O corpus é formado por fotografias usadas para o ensino/aprendizagem em livros didáticos e também como forma de entender o passado. As imagens analisadas são de eventos ditatoriais no Brasil que, mesmo com a censura e repressão, não foram impedidos de fotografar, como uma forma de aprendizado para o futuro. A metodologia empregada neste estudo é da GDV dentro das funções representacional e interacional, propostas por Kress e Van Leeuwen (2006), tidas como essencial para analise de textos multimodais. Tendo como resultado, um maior entendimento do aluno, a partir do uso visual, para assim analisar as contribuições destas fotografias para a reconstrução dos fatos narrados sobre a ditadura militar no contexto do livro didático.
Abstract: The following work is entitled “The grammar of visual design: a proposal of reading documentary photography”, having its research focused on the Grammar theory of Visual Design, by Kress and Van Leeuwen (2006), with the objective of analyzing the multimodality present in the documentary photographs, revealing the meanings in this genre, such as the use of photographs from the context of the Brazilian military regime, exposing discourses materialized in the nonverbal context about events of the time. The corpus consists of photographs used for teaching / learning in textbooks and also as a way of understanding the past. The analyzed images are of dictatorial events in Brazil that, even with censorship and repression, were not prevented from photographing, as a form of learning for the future. The methodology used in this study is of the GDV within the representational, interactional and compositional functions proposed by Kress and Van Leeuwen (2006), considered essential for the analysis of multimodal texts. As a result, a greater understanding of the student, from the visual use, to analyze the contributions of these photographs for the reconstruction of the facts narrated about the military dictatorship in the context of the textbook.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Keywords: Gramática do design visual
Resistência politica
Livros didáticos
Visual design grammar
Multimodality
Political resistance
Textbook
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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