Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1471
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Escritores de uma terra sem face: o ensino e produção de poesia sobre o município de Abaetetuba
metadata.dc.creator: FREITAS, Camilla Dias de
metadata.dc.contributor.advisor1: FARIAS, Maria Adelina Rodrigues de
Issue Date: 21-Dec-2018
Citation: FREITAS, Camilla Dias de. Escritores de uma terra sem face: o ensino e produção de poesia sobre o município de Abaetetuba. Orientadora: Maria Adelina Rodrigues Farias. 2018. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1471. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo resultou de um projeto de intervenção intitulado “ESCRITORES DE UMA TERRA SEM FACE: o ensino e produção de poesias sobre o município de Abaetetuba”, que teve como principal objetivo organizar uma sequência didática para o ensino do gênero lírico e através disso publicar um livreto de poesias de versos livres escritas pelos alunos do ensino médio em que estes deveriam fazer uso de objetos, pessoas, lugares, eventos, alimentos e outras situações pertencentes à cultura de Abaetetuba, proporcionando a face lírica ao município conforme seus conhecimentos prévios e os adquiridos após a intervenção e ainda fazendo desta composição uma forma de exercerem seus papeis como cidadãos demonstrando qual a face que o município apresenta para estes alunos. Foi realizado um levantamento de informações e a aplicação da sequência didática em uma escola pública estadual de Abaetetuba: Escola Bernardino Pereira de Barros, que teve como sujeitos da intervenção os alunos da 2ª etapa “B” da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O conhecimento sobre o gênero lírico foi à luz dos estudos de Luciano Marcos Dias Cavalcanti (2014). Todavia, a relevância do trabalho justifica-se através das orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa do ensino médio (2000) e das Orientações curriculares para o ensino médio (2006). Ademais, a sequência didática é apreciada segundo Joaquim Dolz e Bernand Schneuwly (2004) e Alda Beraldo (1989 e 1990). Compreende-se que a composição lírica é de máxima relevância nas aulas de Língua Portuguesa para a construção do sujeito como meio de educação da sensibilidade, que é a busca por atingir um conhecimento tão grandioso e importante quanto o científico, ou seja, a humanização do homem.
Abstract: This study resulted from an intervention project entitled "WRITERS OF A LAND WITHOUT FACE: the teaching and production of poetry about the municipality of Abaetetuba", whose main objective was to organize a didactic sequence for the teaching of the lyrical genre and through that publish a booklet of free verse poetry written by high school students in which they should make use of objects, people, places, events, food and other situations belonging to the culture of Abaetetuba, providing the lyrical face to the municipality according to their previous knowledge and acquired after the intervention and still making this composition a way to exercise their roles as citizens demonstrating the face that the municipality presents for these students. It was carried out a survey of information and the application of the didactic sequence in a state public school of Abaetetuba: School Bernardino Pereira de Barros, that had as subjects of the intervention the students of the 2nd stage of the modality of Education of Young People and Adults (EJA). The knowledge about liric genre was in the light of the studies of Luciano Marcos Dias Cavalcanti (2014). However, the relevance of the work is justified by the guidelines of the National Curriculum Parameters of Portuguese Language of the high school (2000) and Curricular guidelines for high school (2006). In addition, the didactic sequence is appreciated according to Joaquim Dolz and Bernand Schneuwly (2004) and Alda Beraldo (1989 and 1990). It is understood that the lyrical composition is of utmost importance in the Portuguese Language classes for the construction of the subject as a means of education of the sensibility, which is the search for a knowledge as great and important as the scientific, that is, the humanization of the men.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Ensino de poesia
Gênero lírico
Sequência didática
Poetry teaching
Lyrical genre
Following teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE
Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EscritoresTerraFace.pdf2,95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons