Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1469
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A literatura infantil como incentivo à leitura: o prazer de ler como veículo de aprendizagem
metadata.dc.creator: BRITO, Mayane Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: PARENTE, Garibaldi Nicola
Issue Date: 29-Jun-2018
Citation: BRITO, Mayane Santos de. A literatura infantil como incentivo à leitura: o prazer de ler como veículo de aprendizagem. Orientador: Garibaldi Nicola Parente. 2018. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa), Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1469. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse artigo visa mostrar que a Literatura Infantil é um gênero de estrema importância para a educação da criança dentro da escola. A literatura infantil constitui-se num dos momentos mais ricos e significativos dentro das instituições de ensino, e não se entende uma proposta pedagógica que não inclua em seu currículo o contato das crianças com os maravilhosos livros da literatura infantil. Este é o tema que procuramos enfatizar a literatura infantil como elemento fundamental para o desenvolvimento da imaginação e fantasia. Buscamos identificar também qual a postura adotada pelos professores frente a essas dificuldades em que os alunos enfrentam sobre a leitura. O objetivo desse trabalho além de desempenhar a prática docente com eficácia, onde por intermédio do estágio supervisionado, praticado no 8º semestre, vem de observações não praticantes exercidas em trabalhos passados, que as mesmos fizeram perceber a enorme carência das escolas em relação à leitura. E, partindo desse pressuposto, objetivamos proporcionar uma leitura prazerosa e ao mesmo tempo, abrir portas para novos conhecimentos. Busco desenvolver nesse projeto por meio de uma metodologia diversifica que fugisse do tradicional entre quatro paredes, lápis e papel, mas sim que tocasse o desejo e aguçasse o interesse e a percepção da criança no tocante a leitura e ao mundo mágico e rico da aprendizagem
Abstract: This article aims to show that Child Literature is a gender of paramount importance for the education of the child within the school. Children's literature is one of the richest and most significant moments within educational institutions, and it is not understood a pedagogical proposal that does not include in their curriculum the children's contact with the wonderful books of children's literature. This is the theme we seek to emphasize in children's literature as a fundamental element for the development of imagination and fantasy. We also sought to identify the posture adopted by teachers in face of these difficulties in which students face about reading. The purpose of this work is to carry out the teaching practice effectively, through the supervised internship practiced in the 8th semester. It comes from non-practicing observations carried out in past works, which made them realize the enormous lack of schools in relation to reading. And starting from this assumption, we aim to provide a pleasant reading and at the same time open doors to new knowledge. I seek to develop in this project through a diversified methodology that fled the traditional between four walls, pencil and paper, but rather that touched the desire and sharpen the interest and the perception of the child in reading and the magical and rich world of learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Keywords: Literatura infantil
Leitura
Leitura - Desenvolvimento
Literatura infantil - Estudo e Ensino
Crianças - Livro e Leitura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_LiteraturaInfantilIncentivo.pdf353,65 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons