Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1461
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II
metadata.dc.creator: CARDOSO, Marta Sacramento
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
Issue Date: 27-Feb-2019
Citation: CARDOSO, Marta Sacramento. Os projetos de letramento e os desafios da prática de leitura e escrita no Ensino Fundamental II. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1461. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os projetos de letramento como uma proposta sistemática frente aos desafios da prática de leitura e escrita no ensino fundamental II, além de compreender os conceitos de alfabetização e letramento. O trabalho está desenvolvido por meio de revisão bibliográfica, onde tomou-se como embasamento alguns autores da área, que abordam sobre o tema em questão. O uso do projeto de letramento contribui para a compreensão, juntamente com a interpretação de maneira autônoma dos textos lidos e leva o professor a perceber a relevância de desenvolver leitores independentes, críticos e reflexivos. Desse modo, para que o aluno se identifique com essa prática, o professor deve fazê-lo a uma atividade de leitura e escrita que apresente significado e que esteja de acordo com as necessidades do aluno. Portanto, os projetos de letramento podem responder de maneira significativa aos desafios da prática de leitura e escrita.
Abstract: This paper aims to present literacy projects as a systematic proposal for the challenges of reading and writing practice in elementary education II, in addition to understanding the concepts of literacy and literacy. The work is developed through a bibliographical review, where some authors of the area were taken as a base, which approach on the subject in question. The use of the literacy project contributes to understanding, along with the autonomous interpretation of the texts read and leads the teacher to realize the relevance of developing independent, critical and reflective readers. Thus, in order for the student to identify with this practice, the teacher must do it to a reading and writing activity that presents meaning and that is in accordance with the needs of the student. Therefore, literacy projects can respond significantly to the challenges of reading and writing.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Práticas de ensino
Leitura
Escrita
Letramento
Teaching practices
Reading
Writing
Literature
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProjetosLetramentoDesafios.pdf330,99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons