Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1451
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Uma análise do desenvolvimento dos níveis do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele dos alunos do 9° ano de uma escola pública no bairro Aviação em Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: SENA, Regina Maciel
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Aubedir Seixas
Issue Date: 18-Dec-2018
Citation: SENA, Regina Maciel. Uma análise do desenvolvimento dos níveis do pensamento geométrico segundo o modelo de Van Hiele dos alunos do 9° ano de uma escola pública no bairro Aviação em Abaetetuba-PA. Orientador: Aubedir Seixas Costa. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1451. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Considerando que a geometria está presente em quase todos os lugares em que estamos e muita das vezes passa completamente despercebida o seu ensino se torna indispensável nos currículos escolares. Partindo desse pressuposto e tendo como fundamentação teórica o modelo da Van Hiele onde diz que o processo do desenvolvimento do pensamento geométrico tem como base cinco níveis de compreensão e cinco fases de aprendizagem para o avanço entre esses níveis, o presente estudo edifica suas bases nas orientações descritas por Van Hiele para o ensino de geometria, onde sua finalidade é relatar uma prática realizada com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Abaetetuba - PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como objetivo investigar e detectar, por meio da Teoria de Van Hiele, o nível de pensamento geométrico dos aprendentes, onde foi proposto o teste de Van Hiele respeitando as características, propriedades e fases de cada nível de aprendizagem. Como conclusão a pesquisa revela as dificuldades que os alunos enfrentam quando o conteúdo e geometria o que indica que existe uma ausência do ensino da Geometria desde os anos iniciais e que esta ausência pode ser atribuída a vários fatores, alguns, inclusive, relacionados à formação docente. Por tanto a necessidade de um maior aprofundamento no ensino da geometria.
Abstract: Considering that geometry is present in almost all places where we are and often goes completely unnoticed its teaching becomes indispensable in school curricula. Based on this assumption and having as theoretical foundation the Van Hiele model where it says that the process of the development of geometric thinking is based on five levels of understanding and five stages of learning to progress between these levels, the present study builds its bases in the orientations described by Van Hiele for the teaching of geometry, where its purpose is to report a practice performed with students of the 9th grade of elementary school of a public school in the city of Abaetetuba - PA. It is a qualitative research that aimed to investigate and detect, through the Van Hiele Theory, the level of geometric thinking of the learners, where the Van Hiele test was proposed, respecting the characteristics, properties and phases of each level of learning. As a conclusion the research reveals the difficulties that students face when content and geometry indicates that there is an absence of Geometry teaching since the early years and that this absence can be attributed to several factors, some even related to teacher training. Therefore the need for a deeper understanding of the teaching of geometry.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIA
Keywords: Pensamento geométrico
Modelo de Van Hiele
Geometric thinking
Model of Van Hiele
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AnaliseDesenvolvimentoNiveis.pdf921,32 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons