Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1436
Compartilhar:
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Adalberto da Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7803369097132222pt_BR
dc.creatorANJOS, Jhulyane do Socorro dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3002059198690493pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-06T14:28:17Z-
dc.date.available2019-06-06T14:28:17Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.citationANJOS, Jhulyane do Socorro dos. Falhas na manutenção de pneus em uma frota de caminhões: uma análise das causas aplicando a ferramenta FMEA. Orientador: Adalberto da Cruz Lima. 2018. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Industrial) – Faculdade de Engenharia Industrial, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1436. Acesso em:.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1436-
dc.description.abstractThis work aimed to propose measures to support the management of tire maintenance in the vehicle fleet of a beverage distributor through the application of the Failure Modes Analysis and its Effects (FMEA) tool. To better structure the FMEA, we used quality tools such as: Brainstorming, Ishikawa Diagram, Pareto Diagram and 5W1H action plan. The Brainstorming technique was used to collect data from those responsible for the sector that coordinates tire maintenance. The Ishikawa Diagram tool was used to analyze causes and analysis. For the interpretation of the data and determination of the priority causes, the Pareto Diagram technique was used, where it was possible to visualize the causes that most influenced the tire failures. With the 5W1H, a plan of action was developed for the problems identified as priorities, establishing a checklist to monitor and avoid overloading trucks, pressure control plan, training of the person responsible for the calibration procedure, periodic review of the general brake operation, integration plan for new employees and defensive driving training and economical driving for vehicle drivers. The application of the FMEA tool was efficient for analysis of failures that occur in the maintenance of tires, achieving benefits to better act on the control and elimination of risks, guaranteeing better results for the sector.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo propor medidas de apoio a gestão da manutenção de pneus na frota de veículos de uma distribuidora de bebidas através da aplicação da ferramenta de Análise dos Modos de Falhas e seus Efeitos (FMEA). Para melhor estruturar o FMEA utilizou-se ferramentas da qualidade, como: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto e plano de ação 5W1H. A técnica Brainstorming foi utilizada para a coleta de dados junto aos responsáveis pelo setor que coordena a manutenção de pneus. Para o levantamento das causas e análise utilizou-se a ferramenta Diagrama de Ishikawa. Para a interpretação dos dados e determinação das causas prioritárias fez-se o uso da técnica Diagrama de Pareto, onde foi possível visualizar as causas que mais influenciavam nas falhas em pneus. Com o 5W1H elaborou-se um plano de ação para os problemas identificados como prioritários, estabelecendo a criação de um check list para acompanhar e evitar o sobrecarga dos caminhões, plano de controle de pressão, treinamento do responsável pelo procedimento de calibragem, revisão periódica do funcionamento geral dos freios, plano de integração para novos colaboradores e treinamento de direção defensiva e condução econômica para os condutores dos veículos. A aplicação da ferramenta FMEA mostrou-se eficiente para análises de falhas que ocorrem na manutenção de pneus, alcançando benefícios para melhor atuar sobre o controle e eliminação de riscos, garantindo melhores resultados para o setor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edinilma Ferreira (edinilmas@ufpa.br) on 2019-04-16T16:02:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_FalhasManutencaoPneus.pdf: 1405638 bytes, checksum: 744fe200c5e70542020ffa429e096d05 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciane Silva (lucianess@ufpa.br) on 2019-06-06T14:28:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_FalhasManutencaoPneus.pdf: 1405638 bytes, checksum: 744fe200c5e70542020ffa429e096d05 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-06T14:28:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TCC_FalhasManutencaoPneus.pdf: 1405638 bytes, checksum: 744fe200c5e70542020ffa429e096d05 (MD5) Previous issue date: 2018-12-11en
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.source1 CD-ROMpt_BR
dc.subjectManutenção de pneuspt_BR
dc.subjectModos de falhas e seus efeitos (FMEA)pt_BR
dc.subjectAnálise de falhaspt_BR
dc.subjectQualidade - Ferramentaspt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectFrotas - Gestãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleFalhas na manutenção de pneus em uma frota de caminhões: uma análise das causas aplicando a ferramenta FMEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduaçãopt_BR
Appears in Collections:Curso de Engenharia Industrial - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_FalhasManutencaoPneus.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons