Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1432
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Diagnóstico do arquivo da Fundação Pestalozzi do Pará - CAEE Lourenço Filho
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Francisca Deusilene Siqueira
metadata.dc.contributor.advisor1: CÂNDIDO, Gilberto Gomes
Issue Date: 2018
Citation: ALMEIDA, Francisca Deusilene Siqueira. Diagnóstico do arquivo da Fundação Pestalozzi do Pará - CAEE Lourenço Filho. Orientador: Gilberto Gomes Cândido. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) - Faculdade de Arquivologia, instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1432. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O desenvolvimento da pesquisa teve como objetivo diagnosticar a atual situação do estado de conservação do arquivo da Fundação Pestalozzi do Pará- CAEE Lourenço Filho, com a intenção de verificar as condições em que se encontra os documentos, os recursos humanos e o do local de armazenamento para propor uma intervenção e com isso dar início a gestão documental do mesmo , para que as informações ali contidas possam ser acessadas. O diagnóstico é um instrumento utilizado para verificar possíveis problemas no arquivo tanto estrutura quanto acervo que após a coleta e análise de dados, são feitas propostas para serem aplicadas durante a gestão documental do arquivo estudado. A metodologia utilizada para levantamento de dados neste trabalho foram as visitas in loco onde foram recolhidas imagens do arquivo e seus documentos, entrevistas não-estruturadas para maiores informações sobre o funcionamento e histórico da instituição, seu arquivo , e finalmente a análise de dados. O diagnóstico é primordial para se conhecer a realidade dos arquivos das instruções públicas e/ou privadas, é por intermédio do diagnóstico que observamos todos as suas deficiências. Concluímos que para reverter a situação deste arquivo específico é necessário que as propostas de intervenção sejam aplicadas, e ocorra a implantação de políticas arquivísticas na instituição, de modo que a gestão documental possa ser implantada na mesma.
Abstract: The objective of the research was to diagnose the current situation of the state of preservation of the archive of the Pestalozzi foundation of Pará - CAEE Lourenço Filho, with the intention of verifying the conditions in which the documents are found, the resources and that of the storage place to propose an intervention and to initiate the document management of it, so that the information contained therein can be accessed. The diagnosis is an instrument used to verify possible problems in the archive both structure and collection that after the collection and analysis of data, are made proposals to be applied during the document management of the studied archive. The methodology used for data collection in this work was the visits In loco Where images were collected from the archive and their documents, interviews unstructured for more information on the operation and history of the institution, archive, and finally the data analysis. The diagnosis is paramount to know the reality of the files of the public and/or private instructions, it is through the diagnosis that we observe all their shortcomings. We conclude that to reverse the situation of this archive it is necessary that the intervention proposals be applied, and the implementation of archival policies in the institution, so that the document management can be implemented in it.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA::ORGANIZACAO DE ARQUIVOS
Keywords: Diagnóstico em arquivos
Gestão de documentos
Atendimento educacional especializado
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Arquivologia - FAARQ/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DiagnosticoArquivoFundacao.pdf4,03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons