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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Implementação de um sistema de avaliação web aplicando técnicas de gamificação para utilização em ambiente acadêmico
metadata.dc.creator: FREIRE, Matheus Ferreira
ZAHLOUTH, Ramiro Luz Vergolino
metadata.dc.contributor.advisor1: VIÉGAS JUNIOR, Raimundo
Issue Date: 2018
Citation: FREIRE, Matheus Ferreira; ZAHLOUTH, Ramiro Luz Vergolino. Implementação de um sistema de avaliação web aplicando técnicas de gamificação para utilização em ambiente acadêmico. Orientador: Raimundo Viégas Junior. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1429. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Hoje em dia se tornou comum a utilização de software educacionais em atividades de ensino e aprendizagem. Este tipo de tecnologia serve como um mecanismo de auxílio ao professor, além de motivar os alunos durante o processo de fixação da informação. A utilização de mecânicas de gamificação, que consistem em inserir recursos utilizados em jogos tais como ranking, níveis e técnicas que promovem a competição, também contribui na motivação de estudantes desde o ensino primário até a universidade. A gamificação tem sido muito utilizada nos últimos anos na área de negócios, saúde e educação. Estes dois fatos motivaram este trabalho que consiste no desenvolvimento de um sistema web de elaboração e gerenciamento de avaliações online. O software chamado de SAAW (Sistema Acadêmico de Avaliação Web) deve ser aplicado no ambiente acadêmico da Universidade Federal do Pará, inicialmente no curso de bacharelado em ciência da computação. Esta ferramenta inclui e armazena questões de diversas áreas do conhecimento e aplica avaliações e simulados online. Há um sistema de cadastro de usuários onde professores e alunos podem se cadastrar inserindo seus dados para ter acesso às suas funcionalidades. O professor pode inserir questões no sistema, criar provas e aplicá-las como desejar e também não precisa se preocupar em corrigi-las, pois o sistema corrige as provas automaticamente. O aluno pode realizar simulados para treinar suas habilidades nas disciplinas e fazer provas quando o professor disponibilizá-las no sistema. O acesso à aplicação foi testado pela ferramenta WebPageTest. Nesta análise, os testes também foram aplicados, para efeito de comparação, ao Quizizz e ao Facebook. Testes de acessos simultâneos também foram realizados e comprovaram o bom funcionamento do sistema.
Abstract: Nowadays, it has been very common to use educational software during the learning process. This kind of technology can be used as a tool to help the professors, as well as motivating the students when they are acquiring knowledge. The use of gamification mechanics also contributes to the motivation of students from the primary school to the University. Gamification has been very utilized during the last few years in the fields of business, health and education. These two facts by themselves, motivated this work which consists in the development of a web software that creates and manages online tests. The software called SAAW will be initially applied in the “Universidade Federal do Pará”, in the computer science major. This tool storages questions from many fields of knowledge and applies online real and simulated tests. There is a registration system where the users, including both professors and students, can register by putting on their data in order to have access to all the functionalities the platform provides. The professor is able to add questions to the platform, create tests and apply these tests as he wishes. He will not need to grade these tests because the platform will do that automatically. The students are able to make simulated tests to train their skills and make real tests whenever the professor turn them available in the platform. The access to the application was tested using the WebPageTest tool. During the analysis, tests were made with Quizizz and facebook in order to compare their performance with the platform. Simultaneous access tests were made and they confirmed the good performance of the platform.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Keywords: Software educacional
Gamificação
SAAW
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

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