Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1424
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Palavras e emojis: como o conhecimento de mundo atua para o estabelecimento da coerência nos anúncios de compra e venda nos grupos do whatsapp de Abaetetuba
metadata.dc.creator: CARDOSO, Wingledy Pursell
metadata.dc.contributor.advisor1: GALVÃO, Alessandro Nobre
Issue Date: 1-Mar-2019
Citation: CARDOSO, Wingledy Pursell. Palavras e emojis: como o conhecimento de mundo atua para o estabelecimento da coerência nos anúncios de compra e venda nos grupos do whatsapp de Abaetetuba. Orientador: Alessandro Nobre Galvão. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1424. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como tema “Palavras e Emojis: como o conhecimento de mundo atua para o estabelecimento da coerência nos anúncios de compra e venda de grupos no Whatsapp de Abaetetuba”. E apresenta uma análise de um dos fatores da coerência chamado Conhecimento de mundo em textos de propaganda com a presença de emojis, pois eles servem para orientar, conduzir a compreensão e a produção de efeitos de sentido, quanto ao conteúdo do serviço ou objeto anunciado, acionando o fator de coerência, este sendo conhecimento de mundo disposto na memória como modelos cognitivos globais, que servirá para a consolidação do seu sentido. O objetivo geral desse trabalho é determinar a influência dos emojis na coerência textual dos anúncios de compra e venda no whatsapp. Com base nisso, buscou-se determinar a disposição textual dos emojis e explicar qual a influência do uso de emojis para a consolidação da coerência textual nos anúncios de compra e venda no WhatsApp. Usando métodos de uma revisão bibliográfica a respeito da publicidade nas redes socais, a coesão e coerência, texto e a linguagem dos emojis. Em seguida foram coletados anúncios de compra e venda no aplicativo Whatsapp. Visto que os emojis utilizados colaboram para a composição do sentido do texto de forma macroestrutural, pois servem para acionar nossos conhecimentos prévio sobre as ações e procedimentos ofertados pelo anunciante que estão armazenado em modelos cognitivos globais. Mediante ao desenvolvimento desta pesquisa percebeu-se que o uso de emojis nos anúncios dos grupos de compra e venda no WhatsApp são de grande valia para a construção da coerência textual.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Coerência textual
Redes sociais online
Emojis - Redes sociais online
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PalavrasEmojisConhecimento.pdf524,18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons