Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1411
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O uso das mídias digitais como ferramenta de ensino da Língua portuguesa
metadata.dc.creator: ALMEIDA, Aline Rocha de
metadata.dc.contributor.advisor1: NONATO, Rejane Santos
Issue Date: 4-Feb-2019
Citation: ALMEIDA, Aline Rocha de. O uso das mídias digitais como ferramenta de ensino da Língua portuguesa. Orientadora: Rejane Santos Nonato. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1411. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem por objetivo verificar de qual forma as mídias digitais são utilizadas para o ensino de língua portuguesa, tendo como cenário de pesquisa uma turma de 9º ano da Escola de Ensino Fundamental São Francisco Xavier no município de Barcarena-PA. Dentre os objetivos específicos pretende-se verificar as metodologias de ensino que incluem as mídias digitais nas aulas de Língua Portuguesa, identificar os gêneros digitais que são trabalhados em sala de aula e avaliar o nível de domínio dos alunos sobre as tecnologias digitais. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, enfocando as ideias de diversos pesquisadores da área, como KENSKI (2012) e SOARES (2002), e realização de pesquisa qualitativa que utilizou como instrumentos de coleta de dados: Questionário elaborado e aplicado aos alunos e realização de entrevista com a professora de português da turma e como fonte documental o plano de ensino de Língua Portuguesa. Na realização da pesquisa qualitativa do processo do ensino da língua portuguesa, há três vertentes que devem ser consideradas, a primeira é o plano de ensino da disciplina de língua portuguesa e como é feita sua aplicabilidade em sala de aula; a segunda vertente são os alunos que estão no processo de transição do ensino fundamental para o médio e compõem uma atual geração orientada pela tecnologia e por todos os fatores emergentes nas redes sociais e; a terceira são os professores, analisando como as mídias digitais participam do ambiente escolar e quais metodologias são utilizadas como ferramenta de ensino. Observou-se que o plano de ensino compõe na sua grade curricular a inclusão de gêneros digitais, tais como: textos multimodais, slogan e infográficos. Os alunos possuem acesso as mídias digitais através do seu aparelho celular pessoal, no entanto, são utilizadas de forma meramente instrumental, entretanto, aspiram por escolas que capacitem seus professores nas tecnologias digitais, tornando-os dispostos a ultrapassar as barreiras que a escola pública enfrenta, levando-os a se desconectarem das práticas pedagógicas obsoletas, conectando esses alunos à nova era, novos gêneros e novas tecnologias.
Abstract: The objective of this paper is to verify which form the digital media are used for the teaching of the Portuguese language, having as a research scenario a class of 9th grade of the School of Basic Education São Francisco Xavier in the municipality of Barcarena-PA. Among the specific objectives were to verify the teaching methodologies that include digital media in Portuguese language classes, to identify the digital genres that are worked in the classroom and to evaluate the students' level of mastery over digital technologies. The study was carried out based on a bibliographical research that will be presented in the theoretical basis, focusing on the ideas of several researchers in the area, such as KENSKI (2012) and SOARES (2002), and conducting qualitative research that used as instruments of data collection. Questionnaire developed and applied to the students and interview with the Portuguese teacher of the class and as documentary source the Portuguese language teaching plan. In the qualitative research of the Portuguese language teaching process, there are three aspects that should be considered, the first is the teaching plan of the Portuguese language course and how its applicability in the classroom is made; the second strand is the students who are in the process of transition from elementary to middle school and make up a current generation driven by technology and by all the emerging factors in social networks and the third is the teachers, analyzing how digital media participate in the school environment and what methodologies are used as a teaching tool. It was observed that the curriculum includes in its curriculum the inclusion of digital genres, such as: multimodal texts, slogans and infographics. Students have access to digital media through their personal cellular device, however, they are used in a merely instrumental way, however, aspire to schools that train their teachers in digital technologies, making them willing to overcome the barriers that the public school faces, leading them to disconnect from obsolete pedagogical practices, connecting these students to the new age, new genres and new technologies.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Língua portuguesa - Estudo e Ensino
Mídias digitais
Ensino fundamental
Gêneros digitais
Ensino - Aprendizagem
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UsoMidiasDigitais.pdf6,29 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons