Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/139
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A arquivologia e os videogames: primeiras abordagens
metadata.dc.creator: NUNES, Vanderson Monteiro
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS JÚNIOR, Roberto Lopes dos
Issue Date: 2017
Citation: NUNES, Vanderson Monteiro. A arquivologia e os videogames: primeiras abordagens. Orientador: Roberto Lopes dos Santos Júnior. 2017. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/139. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar quais análises a Arquivologia está fazendo em relação aos videogames, discutindo as características que classificam os videogames como documento de arquivo (ou objeto eletrônico/digital), analisando aspectos (pouco discutidos) sobre o videogame ser considerado documento, e sua inserção em um pretenso processo de gestão documental. O trabalho busca apresentar também como se deu a evolução dos estudos sobre o suporte e conteúdo dos jogos eletrônicos na Arquivologia, identificando as principais correntes de análise sobre o tema. Inicialmente foi feita uma análise dos videogames quanto produto cultural resultante dos meios digitais e passíveis de preservação, bem como sua influência na sociedade contemporânea. Posteriormente, foi apresentado breve histórico da origem e evolução dos videogames e jogos eletrônicos ao longo dos anos. Em seguida, foi feito um estudo histórico sobre Arquivologia contemporânea, focando nas práticas que lidam com Gestão Eletrônica de Documentos e Preservação Digital. Discutindo os conceitos de Documento, Documento Arquivístico, Documento Arquivístico Digital/Eletrônico e Videogame, analisando os aspectos informacionais contido nessas mídias. Por fim, destacam-se as iniciativas práticas referentes à preservação dos videogames em âmbito nacional e internacional, e discutem-se os resultados obtidos com a pesquisa e as potencialidades de pesquisas futuras.
Abstract: This work has as objective identify which analyzes Archival Science is doing in relation to videogames, discussing characteristics that classify the games as archival document (or electronic / digital object), analyzing its insertion in a supposed process of records management. The paper also presents an evolution of the studies on the support and content of electronic games in Archival Science, identifying the main currents of analysis about this subject. Initially, an analysis of videogames as a cultural product and its influence in contemporary society was made. Subsequently, a brief history of the origin and evolution of video games and electronic games over the years was presented. In continuation, a historical study on contemporary Archival Science was made, focusing on the practices about Electronic Document Management and Digital Preservation. Discussing notions of Document, Archival Document, Digital / Electronic Archival Document and Videogame, analyzing the informational aspects contained in these media. Finally, a discussion about practical initiatives on videogames preservation in national and international level was made, showing the results obtained with the research and the potential of future research.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Keywords: Arquivologia
Videogames
Preservação digital
Jogos eletrônicos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Arquivologia - FAARQ/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ArquivologiaVideogamesPrimeiras.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons