Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1372
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Uma melhoria no processo ágil da COTIC-PROEG da UFPA para atendimento do processo de desenvolvimento de requisitos do MR-MPS-SW
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Lucas Tavares
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Sandro Ronaldo Bezerra
Issue Date: 2018
Citation: MONTEIRO, Lucas Tavares. Uma melhoria no processo ágil da COTIC-PROEG da UFPA para atendimento do processo de desenvolvimento de requisitos do MR-MPS-SW. Orientador: Sandro Ronaldo bezerra Oliveira. 2018. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Faculdade de Computação, Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1372. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Atualmente, muitas empresas buscam aprimorar seu processo de desenvolvimento de software utilizando modelos de qualidade como base. Nesse contexto, o programa de Melhoria de Processo de Software Brasileiro (MPS.BR) foi desenvolvido, assim como o Modelo MPS de Software (MR-MPS-SW). Frequentemente, as organizações enfrentam dificuldades na etapa de desenvolvimento dos requisitos do produto de software, fator crucial para a garantia da criação de software com qualidade. Esse trabalho propõe uma melhoria do processo ágil de desenvolvimento da COTIC-PROEG, utilizando como base o processo de Desenvolvimento de Requisitos (DRE) do modelo de qualidade MR-MPS-SW, que tem como objetivo o estabelecimento de requisitos que atendam as expectativas, necessidades e restrições do cliente. Para tal, foi realizada a modelagem do processo atual de desenvolvimento da COTIC, sob o qual foi realizada uma avaliação com base em evidências de atendimento aos resultados esperados do DRE, presentes no Guia de Implementação de Software do nível de maturidade D do MR-MPS-SW, e então proposto um novo processo de desenvolvimento, de forma que todos os resultados esperados sejam completamente atendidos.
Abstract: Nowadays, many companies seek to improve their software process development, using quality models as its foundation. In this context, the Brazilian Software Process Improvement (MPS.BR), as well as the Software MPS Model (MR-MPS-SW), were created. Frequently, organizations face difficulties on developing software requirements for a software product, which is a crucial factor to guarantee the creation of high-quality software. This work proposes an improvement on the agile development process of COTIC-PROEG, using the Requirements Development (DRE) process, from the MR-MPS-SW quality model, as its foundation. To do so, was made the modeling of the COTIC present process, which was used to make an evaluation based on the evidences of it attending the DRE expected results, found in the Software Implementation Guide of maturity level D of MR-MPS-SW, and then proposed a new development process, in a way that all expected results are fulfilled.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Keywords: Desenvolvimento de requisitos
MR-MPS-SW
Processo de desenvolvimento de software
Melhoria contínua do processo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Computação - FC/ICEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MelhoriaProcessoAgil.pdf1,37 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons