Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1357
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Assédio sexual entre alunos no ambiente escolar: as influências da desigualdade de gênero e do machismo, e o papel da escola no enfrentamento aos padrões culturais de dominação da mulher
metadata.dc.creator: ALVES, Fatima Lucinara Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: NASCIMENTO, Eula Regina Lima
Issue Date: 4-Oct-2018
Citation: ALVES, Fatima Lucinara Gomes. Assédio sexual entre alunos no ambiente escolar: as influências da desigualdade de gênero e do machismo, e o papel da escola no enfrentamento aos padrões culturais de dominação da mulher. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Mãe do Rio, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1357. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O assédio sexual é uma das principais violências sofridas pelas mulheres nos dias atuais, no entanto, o mesmo existe desde a antiguidade, pois sua origem é histórica e cultural. Com a sua base de sustentação firmada no machismo, na sociedade patriarcal e na desigualdade de gênero, o assédio acompanha a mulher desde o seu nascimento assim como sua objetificação e submissão. Quando levada para dentro da escola, a situação não é diferente, constantemente as meninas são assediadas pelos próprios alunos, e na maioria das vezes por medo, culpa e vergonha, se calam. O problema fica ainda maior quando há omissão por parte da escola, o que acaba reforçando, a prevalência do problema no interior da mesma. A pesquisa qualitativa, através de questionário semi-estruturado, foi realizada em uma turma de 9º ano da escola Pe. Lourenço Scotti, e teve como objetivo, investigar os episódios do assédio sexual entre alunos, identificando a existência do machismo e da desigualdade de gênero, enquanto influenciadores para a ocorrência da referida violência dentro da escola. Os resultados obtidos através do estudo, mostraram que o assédio sexual dentro do ambiente escolar é ainda mais comum, e que mesmo invisíveis, o machismo e a desigualdade de gêneros, também estão presentes no interior da mesma. Também ficou evidente o desconforto das meninas em relação ao desrespeito que sofrem, e a falta de confiança em procurar a ajuda da escola, que por sua vez, não se sente capacitada e não tem projetos para aprofundar as discussões e intervir nessa realidade.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Assédio nas escolas
Assédio sexual
Discriminação de sexo às mulheres
Igualdade na educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AssedioSexualAlunos.pdf1,4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons