Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1354
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desafios e perspectivas de professores em serviço na formação a partir do PARFOR em Castanhal-PA
metadata.dc.creator: MELO, Renata Chaltein Almeida de
metadata.dc.contributor.advisor1: ANJOS, Francisco Valdinei dos Santos
Issue Date: 15-Feb-2018
Citation: MELO, Renata Chaltein Almeida de. Desafios e perspectivas de professores em serviço na formação a partir do PARFOR em Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1354. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetivou despertar reflexões acerca da formação de professores através da política pública PARFOR, discorrer sobre desafios e perspectivas dos professores em serviço durante o processo de primeira e segunda formação. Para isso analisou falas coletadas dos sujeitos em formação que são atuantes nos municípios de origem e foi realizada uma pesquisa de campo, exploratória, orientada pela abordagem qualitativa que possibilita a leitura da realidade, tendo como técnicas para a produção dos dados a entrevista estruturada. A pesquisa conclui por considerar que o curso tem papel essencial para a conquista de novos saberes, aquisição de novas configurações e ressignificações indispensáveis para novas práticas pedagógicas. Os resultados possibilitaram dar visibilidade aos sujeitos em suas dificuldades e enfrentamentos passados durante os processos de ensino/aprendizagem no caminho da conquista de primeira e segunda formação e também refletir sobre o papel importante que representa a possibilidade da realização do curso para o sujeito e a comunidade onde este vai atuar.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Professores - Formação
Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Brasil)
PARFOR
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafiosPerspectivasProfessores.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons