Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1349
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?
metadata.dc.creator: SOUZA, Renata Aparecida Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: TRESCASTRO, Lorena Bischoff
Issue Date: 18-Dec-2014
Citation: SOUZA, Renata Aparecida Santos de. Práticas de leitura: quais são as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura?. Orientadora: Lorena Bischoff Trescastro. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Integrada em Educação em Matemática, Ciências e Linguagem) - Faculdade de Educação Matemática e Científica, Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1349. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental com vistas a contribuir para a reflexão sobre as práticas de leitura na sala de aula. A metodologia da pesquisa, de caráter qualitativo, envolveu: pesquisa bibliográfica, aplicação de questionários com cinco professores e observação na sala de aula com um dos professores que também participou da pesquisa com os questionários em uma escola pública, localizada na região insular de Belém. O estudo está fundamentado em Bakhtin (1992), Freire (1989), Kleiman (1992), Rojo (2000) e Schneuwly e Dolz (1999). Os resultados da pesquisa sobre as metodologias utilizadas pelo professor para o ensino da leitura em sala de aula apontaram para a necessidade da elaboração de uma proposta didática de leitura, como prática metodológica e rotineira a ser inserida no planejamento docente, com o uso de materiais legítimos, incluindo diferentes gêneros discursivos para o ensino e a aprendizagem da leitura.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Leitura
Metodologia
Planejamento pedagógico
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação Matemática e Científica - FEMCI/IEMCI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticasLeituraMetodologia.pdf173 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons