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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O gênero livro de leitura: uma análise física da obra “O livro da família” (1879 a 1933)
metadata.dc.creator: LOBATO, Jaciane Barbosa
metadata.dc.contributor.advisor1: DUARTE, Raimunda Dias
Issue Date: 4-Feb-2019
Citation: LOBATO, Jaciane Barbosa. O gênero livro de leitura: uma análise física da obra “ O livro da família” (1879 a 1933). Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1325. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o gênero livro de leitura “O Livro da Família” como objeto físico. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender o livro de leitura do ponto de vista do conteúdo temático, da construção composicional e do estilo e analisar as marcas que autor e editor deixam na obra para impor uma leitura centrada nas ideologias da igreja católica. “O Livro da Família” foi produzido em 1879 e publicado somente em 1930 em comemoração ao centenário do seu autor. O período de delimitação do estudo compreende o início da segunda metade do século XIX até 1889, ano de proclamação da república. A orientação teórico-metodológico do trabalho está ancorada nos pressupostos de Bakhtin (2010) e Chartier (1990). A análise do Livro da Família como objeto físico toma a obra como pertencente ao gênero textual livro de leitura. Do ponto de vista do estilo, a obra é escrita de acordo com a modalidade padrão da língua portuguesa. O conteúdo temático envolve orientação sobre os deveres domésticos segundo as normas do cristianismo. Na construção composicional, a obra é idealizada para um público específico, a saber os Diocesanos e a família brasileira. Ao longo da obra, é possível encontrar as marcas que autor e editor deixam, que envolve ideologias impostas ao leitor sobre o dever de praticar os princípios da fé e da religião para que seja formado no leitor o verdadeiro sentimento religioso nos moldes da religião católica.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Família
Brasil império
Educação
Catolicismo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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