Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1322
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Carmina Lemos de
metadata.dc.contributor.advisor1: DUARTE, Raimunda Dias
Issue Date: 29-May-2018
Citation: OLIVEIRA, Carmina Lemos de. O gênero conto como proposta para a produção escrita: uma sugestão de sequência didática para o 9º ano do ensino fundamental. Orientadora: Raimunda Dias Duarte. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2018. Disponível em:http: //bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1322. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: No presente artigo, busca-se propor uma intervenção pedagógica em turma do 9º ano. O objetivo geral do trabalho é desenvolver, no aluno, a produção escrita e a análise linguística por meio do gênero conto. Para alcançar esse objetivo, pretende-se compreender as características estruturais, linguísticas e discursivas do gênero conto; explorar a compreensão e a interpretação do conto ‘A missa do galo’, de Machado de Assis; analisar o uso dos pronomes pessoais no gênero estudado e desenvolver uma produção escrita a partir do estudo do gênero conto. O trabalho tem como base teórica os trabalhos desenvolvidos por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011); acerca da sequência didática; o gênero, na perspectiva de Bakhtin (1997); o gênero conto, a partir de Moisés (2006); as orientações gerais dos PCN (1998) sobre o ensino de língua portuguesa; as orientações sobre produção escrita e análise linguística de Antunes (2009 e 2014). O trabalho será desenvolvido por meio de uma sequência didática distribuída em vinte e duas aulas. Após a execução do projeto de intervenção, espera-se que o aluno saiba usar, em situações reais de comunicação, o conhecimento construído acerca do uso dos pronomes; reconhecer o gênero conto nas diversas práticas discursivas e produzir um conto de acordo com a estrutura composicional do gênero.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Keywords: Conto
Gênero textual
Sequência didática
Produção escrita
Pronomes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GeneroContoProposta.pdf502,03 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons