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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Teoria da relevância: análise da comunicação ostensivo-inferencial nas postagens mêmicas nas redes sociais
metadata.dc.creator: LIRA, Marizabeth da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: NONATO, Rejane Santos
Issue Date: 15-Feb-2019
Citation: LIRA, Marizabeth da Silva. Teoria da relevância: análise da comunicação ostensivo-inferencial nas postagens mêmicas nas redes sociais. Orientadora: Rejane Santos Nonato. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2019. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1321. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo faz uma abordagem da teoria da comunicação e cognição humana, denominada Teoria da Relevância de Dan Sperber e Deidre Wilson, publicada em 1986. Essa teoria aborda a interpretação como um processo cognitivo, ou seja, que explica como uma informação dada é mental e inferencialmente representada e processada pelo ouvinte. Nessa interação entre falante e ouvinte, a Pragmática compreende os mecanismos que são utilizados no momento da interação face a face para que os indivíduos façam conclusões que sejam relevantes no processo comunicacional. O objeto de estudo são as postagens mêmicas publicadas em redes sociais que serão analisadas à luz da Teoria da Relevância. A escolha das postagens mêmicas faz-se necessário por se tratar de um gênero digital sincrético que, abrange em suas imagens contextos variados como: social, político, econômico. O objetivo dessa proposta é demonstrar como as informações dessas postagens são representadas e processadas pelos visualizadores, assim como a intenção comunicacional dos produtores, em fazer com que os visualizadores infiram o que está implícito em tais postagens. A abordagem teórico-metodológica utilizada em nossa pesquisa está embasada nos estudos de Sperber e Wilson (2005); assim como, nos estudos de Levinson (2007), do qual, faremos um esboço sobre a origem do uso moderno do termo Pragmática. A análise nos mostrou que, o processo de comunicação e cognição humana a partir da Teoria da Relevância, existem relevantes pistas para a compreensão no processo de codificação e decodificação de mensagens. Ao longo de nossa pesquisa constatamos que o contexto exerce um papel determinante no processo de comunicação.
Abstract: This article takes an approach on the theory of communication and human cognition called The Theory of Relevance by Dan Sperber and Deidre Wilson, published in 1986. This theory approaches interpretation as a cognitive process, ie, it explains how a given information is mental and inferentially represented and processed by the listener. In this interaction between speaker and listener, pragmatics understands the mechanisms that are used at the moment of face-to-face interaction so that individuals draw conclusions that are relevant in them communicational process. The object of study are the postings published in social networks that will be analyzed in the light of relevance. The choice of the mêmicas posts is necessary because it is a syncretic digital genre that, in its images, encompasses varied contexts such as: social, political, economic. The objective of this proposal is to demonstrate how the information of these postings is represented and processed by the viewers, as well as the intention of the producers to communicate, in order to make the viewers infer what is implied in such postings. The theoretical-methodological approach used in our research is based on the studies of Sperber and Wilson (2005); as well as in the studies of Levinson (2007), in which we will sketch the origin of the modern use of the term Pragmatics. The analysis showed us that in the process of communication and human cognition from the Theory of Relevance, provides relevant clues to the understanding in the process of coding and decoding of messages. Throughout our research we find that, the context plays a determining role in the communication process.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Processo de comunicação
Teoria da relevância
Cognição humana
Interação
Communication process
Theory of relevance
Human cognition
Interaction
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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