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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Os benefícios do incentivo à leitura na terceira idade
metadata.dc.creator: SOUSA, Juliana Andreza de
metadata.dc.contributor.advisor1: CONDURÚ, Marise Teles
Issue Date: 2018
Citation: SOUSA, Juliana Andreza de. Os benefícios do incentivo à leitura na terceira idade. Orientadora: Marise Teles Condurú. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1317. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Mostra a contribuição do bibliotecário ao incentivo à leitura na terceira idade. Discute a importância da leitura na terceira idade para o desenvolvimento da autoestima e da integração social. Destaca-se a Biblioterapia como processo terapêutico elaborado a partir de um programa de atividades selecionadas, envolvendo os materiais de leitura desenvolvidos especificamente para problemas emocionais, entre outros. O caminho metodológico dá-se a partir de uma investigação exploratória, com abordagem qualitativa e bibliográfica. Os resultados expostos, implicam, o mundo da leitura presente no cotidiano dos idosos, ações que podem ser desenvolvidas a partir os argumentos de autores e suas conexões sobre o mundo da prática da leitura na melhor idade, isto é, no ciclo dos idosos. Ao final, à guisa considerativa revela-nos que como profissionais da informação, bibliotecários, fundamentados no juramento de cunho humanístico e na dignidade da pessoa humana, temos como contribuição social, atentarmos para os grupos sociais que necessitem da leitura em seus cotidianos, uma vez que na leitura compreende-se formas de legitimidade para dignidade humana, mas que no entanto falta ações e políticas desenvolvimentistas que contribuam para o fortalecimento da leitura na terceira idade. Desta forma, fica a reflexão da nossa contribuição profissional em sociedade em mediar onde existam leitores necessitado de informação.
Abstract: Shows the contribution of the librarian to promote reading in the third age. Discusses the importance of reading in the third age for the development of self-esteem and social integration. The Bibliotherapy as therapeutic process drawn from a program of selected activities, involving the reading materials specifically developed for emotional problems, among others. The methodological path is from an exploratory research with qualitative approach and a bibliography. The results exposed, imply, the world of reading this in the daily lives of the elderly, actions that can be developed from the arguments of authors and their connections about the world the practice of reading in the best age, that is, in the elderly. In the end, the thoughtful way reveals that as information professionals, librarians, based on the oath of humanistic nature and the dignity of the human person, social contribution, you look at the social groups in need of reading in their every day, once in the reading understandable forms of legitimacy for human dignity, but that however lack development actions and policies that will contribute to the strengthening of reading in the third age. In this way, is a reflection of our professional contribution in society in mediate where there are readers in need of information
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Keywords: Incentivo à leitura
Biblioterapia
Terceira Idade
Mediação da informação
Bibliotecário
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

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