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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As expressões prosódicas das emoções na estrutura do discurso por crianças surdas
metadata.dc.creator: SOUSA, Erica Aquino de
metadata.dc.contributor.advisor1: CARVALHO, Francisca Maria
Issue Date: 21-May-2018
Citation: SOUSA, Erica Aquino de. As expressões prosódicas das emoções na estrutura do discurso por crianças surdas. Orientadora: Francisca Maria Carvalho. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé-Açu, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1312. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Investigamos as expressões prosódicas na estrutura do discurso de crianças surdas. Adotamos como aporte teórico, Quadros (1997) e Pacheco (2011). Para Quadros; Pizzio; Resende (2009), as expressões não manuais (ENM) constituem-se por movimentos elaborados na articulação da cabeça (lateralização direita/esquerda, inclinação frente/trás), da face (sobrancelhas, olhos, bochechas, língua, lábios, nariz) ou do tronco (inclinação frente/trás, balanceamento dos ombros). Para Pacheco (2011), a relação entre movimentos faciais e variações prosódicas contribui para a percepção de aspectos prosódicos da fala, especialmente da ênfase (aumento do tom) e da atenuação (abaixamento do tom). Participaram deste estudo, 2 (dois) surdos (S1 e S2), sendo estes, usuários da Língua Brasileira de Sinais e 2 (dois) ouvintes (O1 e O2), todos cursando Ensino Fundamental da cidade de Moju, com idade de 10 a 15 anos. O material foi composto por 4 (quatro) narrativas, sendo 3 fábulas:“Chapeuzinho vermelho”, “Os três porquinhos” e “Frozen” e uma narrativa sobre experiências de vida para verificar as expressões prosódicas faciais de emoções alegria, medo, surpresa e desprezo. Solicitamos aos participantes surdos e ouvintes que contassem uma história de sua preferência, com o tema que achassem melhor e que tivesse cenas importantes que despertasse sentimentos. As participantes ouvintes e a participante surda (S1) escolheram as histórias de contos de fadas, enquanto que a participante surda (S2) optou por contar um aprendizado em Libras. Com base nos resultados, percebemos que das 4 emoções analisadas entre surdos e ouvintes, 2 são semelhantes, a saber, alegria e medo.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::PSICOLINGUISTICA
Keywords: Prosódia da expressividade
Emoções faciais
Surdez
Ouvintes
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

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