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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Desenvolvimento sustentável: formação e atuação do oceanógrafo
metadata.dc.creator: FIGUEIREDO, Camila de Magalhães e Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: MONTEIRO, Sury de Moura
Issue Date: 14-Dec-2018
Citation: FIGUEIREDO, Camila de Magalhães e Souza. Desenvolvimento sustentável: formação e atuação do oceanógrafo. Orientadora: Sury de Moura Monteiro. 2018. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Oceanografia) - Faculdade de Oceanografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1306. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Zona Costeira Amazônica (ZCA) possui características oceanográficas peculiares e está sujeita a impactos ambientais ocasionados pelo processo de ocupação, destruição da cobertura vegetal e do crescimento de atividades exploratórias. Por esses motivos diversos estudos focam os aspectos sociais, econômicos e ambientais desta região de forma a contribuir com soluções para os atuais problemas enfrentados e, assim, incentivar o desenvolvimento sustentável na ZCA. Equilibrar essa relação ambiente-desenvolvimento, é uma proposta inclusa nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável difundida pela ONU em 2015. O oceanógrafo, é um profissional que tem papel fundamental nesse aspecto, isso por entender de forma ampla os diversos e complexos ambientes que compõe a ZCA, por isso foi declarado como Década Internacional da Oceanografia para o Desenvolvimento Sustentável o período de 2021 à 2030. Por isto, este trabalho irá verificar se a formação e a atuação do oceanógrafo contribuem para Desenvolvimento Sustentável na ZCA. Para isso, foram realizados levantamento bibliográfico de projetos e trabalhos acadêmicos/ extensionistas e aplicado um questionário com os discentes e egressos da Faculdade de Oceanografia (FAOC) na Universidade Federal do Pará (UFPA). Se constatou: que a FOAC utiliza de propostas teórico-práticas interdisciplinares que abordam as temáticas transversais (educação ambiental, sustentabilidade e sociedade); que as metodologias utilizadas durante o processo de ensino-aprendizagem incentivam a conservação e uso sustentável dos recursos costeiros e marinhos; que os discentes desenvolvem habilidades e competências para elaborar projetos e práticas sustentáveis; e que dessa forma as atividades de ensino, pesquisa e extensão contribuem para o desenvolvimento sustentável na ZCA. Assim, se conclui que a formação e atuação do oceanógrafo contribuem para o Desenvolvimento Sustentável na ZCA.
Abstract: The Amazon Coastal Zone (ZCA) has peculiar oceanographic characteristics and is subject to environmental impacts caused by the occupation process, destruction of natural vegetation and growth of exploratory activities. Considering those reasons, several studies focuses on the social, economic and environmental aspects of this region in order to contribute with solutions to the current problems faced and, thus, to encourage sustainable development in the ZCA and balance the environment-development relationship. This is a proposal included in the Sustainable Development Objectives spread by the UN in 2015. The oceanographer is a professional with a fundamental role in this aspect by understanding in wide sight the diverse and complex environments that composes the ZCA. As proof, the period from 2021 to 2030 was declared as the International Decade of Oceanography for Sustainable Development. Therefore, this study will verify if the formation and the action of the oceanographer contribute to Sustainable Development in the ZCA. For that, a bibliographic survey of projects and academic / extension studies was carried out and a questionnaire was applied to the students and graduates of the Faculty of Oceanography (FAOC) at the Federal University of Pará (UFPA). It was attested that: FOAC uses interdisciplinary theoretical and practical proposals that deal with cross-cutting themes (environmental education, sustainability and society); the methodologies used during the teaching-learning process encourage the conservation and sustainable use of coastal and marine resources; students develop skills and competencies to maintain sustainable projects and practices; and the activities of teaching, research and extension contribute to the sustainable development in the ZCA. Consequently, this study concluded that the formation and performance of the oceanographer contribute to the Sustainable Development in the ZCA.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::OCEANOGRAFIA
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Zona costeira amazônica
Oceanógrafos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Oceanografia - FAOC/IG

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