Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1297
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Implicações do desenvolvimento curricular do programa novo mais educação na aprendizagem de alunos de escolas públicas municipais de Castanhal-PA
metadata.dc.creator: SOUZA, Evilly Vieira de
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Madison Rocha
Issue Date: 23-Aug-2018
Citation: SOUZA, Evilly Vieira de. Implicações do desenvolvimento curricular do programa novo mais educação na aprendizagem de alunos de escolas públicas municipais de Castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1297. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é resultado da participação como bolsista voluntária no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o currículo da Educação Básica (GECEB), o qual se propôs, a estudar o currículo do Programa Novo Mais Educação (PNME), no ano de 2017 em escolas da Rede Municipal de Castanhal. Nesse sentido, o voluntariado no referido grupo de estudos e pesquisa resultou na responsabilidade de desenvolver um plano de trabalho que tinha como intuito analisar os impactos do desenvolvimento curricular de tal programa na aprendizagem dos alunos participantes. Assim, este estudo fora ampliado, resultando assim, neste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Em tempos atuais, no Brasil, vem crescendo o número de projetos a fim de se ampliar o tempo de permanência dos alunos nas instituições de ensino, de forma a contemplar o que prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, a qual orienta a progressiva extensão da jornada escolar. O PNME, nesse sentido, é atualmente uma iniciativa do Governo Federal no intuito de cumprir esta orientação, de modo que amplia a jornada escolar de alunos que possuem dificuldades de aprendizagem, referentes aos componentes curriculares Língua Portuguesa e Matemática. Assim, presume-se que com a ampliação do tempo, os alunos participantes estão tendo suas dificuldades de aprendizagem supridas a partir do Acompanhamento Pedagógico oferecido pelo PNME. Com base no problema levantado, elaboramos a seguinte questão norteadora para este estudo: de que forma as atividades curriculares do PNME têm impactado na aprendizagem dos alunos do ensino fundamental referente as áreas do conhecimento Língua Portuguesa e Matemática? Diante disso, o estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se de questionário como técnica para a coleta de dados. A pesquisa foi realizada considerando as três principais etapas: levantamento e estudo bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados. Dentre os autores que contribuíram para a análise deste objeto de estudo destacam-se: Programa Novo Mais Educação: Documento Orientador – Adesão (2016); Novo Mais Educação: Caderno de Orientações Pedagógicas (2017); Cavaliere (2007); Cavaliere (2011); Arco Verde (2003), Giolo (2012), Gonçalves (2006), Coelho (2009), dentre outros. Por meio da análise dos dados foi possível constatar que os impactos do programa na aprendizagem dos participantes se deu de modo parcial, ou seja, mesmo com as contribuições provocadas por meio deste, ao final do ano letivo a taxa de aprovação do alunado não atendeu as expectativas esperadas, pelo fato de as habilidades construídas por meio do desenvolvimento curricular do PNME não terem sido suficientes para acompanhar os conteúdos trabalhados em sala. O que nos leva a afirmar que mesmo com a extensão do tempo, o rendimento dos alunos não alcançou as finalidades propostas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Educação integral
Currículos
Aprendizagem
Escolas municipais
Castanhal (PA)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImplicacoesDesenvolvimentoCurricular.pdf1,13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons