Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/1296
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Implicações de projetos de pesquisa na formação inicial de estudantes de graduação em Pedagogia na UFPA/Castanhal-PA
metadata.dc.creator: PEREIRA, Elizama de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: RIBEIRO, Madison Rocha
Issue Date: 30-Aug-2018
Citation: PEREIRA, Elizama de Jesus. Implicações de projetos de pesquisa na formação inicial de estudantes de graduação em Pedagogia na UFPA/castanhal-PA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) -- Campus Universitário de Castanhal, Universidade Federal do Pará, Castanhal, 2018. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/1296. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: No contexto das instituições públicas de ensino superior, especificamente na formação inicial dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, a prática da pesquisa tem se evidenciado como um espaço crescente e diversificado de programas, grupos e núcleos que dão origem aos projetos de pesquisa que vem a cada dia incluindo um número maior de estudantes da graduação como bolsistas e/ou voluntários. Em tais projetos são evidenciadas experiências como pesquisador, que são organizadas e orientadas por um professor coordenador. Por conta disso, o presente trabalho teve por objetivo analisar as implicações de projetos de pesquisa, dentro do universo da academia, na formação inicial de estudantes do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará – UFPA/ Campus Castanhal-PA. Ou melhor, a pesquisa foi feita em torno do tema “formação inicial de estudantes de pedagogia”. Para tanto, foram utilizados questionários para coleta de dados, já os participantes foram oito graduandos envolvidos em projetos. Sendo que, através das características metodológicas apontadas para essa pesquisa, enquadra-se como pesquisa qualitativa, de campo, de caráter descritivo-analítico. Isto de acordo com os pontos de vistas: de abordagem do problema (pesquisa qualitativa), dos procedimentos técnicos (pesquisa de campo) e, do ponto de vista dos objetivos (pesquisa descritiva), estes se complementam no intuito da investigação da problemática. Além disso, dentre os autores que discutem os conceitos centrais desta pesquisa destaca-se: Almeida e Lima (2012), Cunha (2010), Demo (2011), Franco (2017), Freitas e Prodanov (2013), Leite e Lima (2010), Libâneo (2001b), Libâneo e Pimenta (2011) e Severino (2007). Em linhas gerais, este estudo identificou as implicações de projetos de pesquisa nos aspectos formativos como: melhoria na capacidade de relacionar teoria com a prática em sala de aula; sociabilidade; aprimoramento de conhecimentos; aguçamento e sede por novos estudos; busca de novas problemáticas para solucioná-las; capacitação na produção de trabalhos acadêmicos; dentre outros aspectos.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Keywords: Estudantes universitários
Pesquisa
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Pedagogia - FAPED/CCAST

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImplicacoesProjetosPesquisa.pdf656,23 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons